Saiba como funciona a vacina contra o câncer que será testada em países europeus
Os testes vão recrutar pacientes da Alemanha, Bélgica, Espanha e Suécia, que vão receber até 15 doses da vacina
247 - Milhares de pacientes com câncer do Reino Unido terão acesso a uma série de ensaios clínicos para um novo tipo de tratamento por meio de vacinas, informa a BBC. Os imunizantes vão utilizar a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma empregada nas vacinas contra Covid-19. Elas irão preparar o sistema imunológico para reconhecer e destruir células cancerígenas, reduzindo o risco da doença voltar.
Os testes vão recrutar pacientes da Alemanha, Bélgica, Espanha e Suécia, que vão receber até 15 doses da vacina. Até o momento, 30 hospitais já se cadastraram na Plataforma de Lançamento de Vacinas contra o Câncer, que fará a ponte entre os pacientes e os ensaios. Elliot Pfebve, de 55 anos, é o primeiro paciente a ser tratado com uma vacina personalizada contra o câncer de cólon, na Inglaterra.
No caso de Elliot, uma amostra do tumor foi enviada aos laboratórios da BioNTech, a desenvolvedora da vacina, onde foram identificadas até 20 mutações específicas do seu câncer. Com base nessas informações, foi desenvolvida uma vacina personalizada utilizando mRNA, que faz as células dele produzirem proteínas mutantes exclusivas de suas células cancerígenas. O objetivo é que a vacina prepare seu sistema imunológico para procurar e destruir qualquer vestígio remanescente de câncer.
Embora haja um grande otimismo em relação às vacinas, elas estão em fase experimental e, portanto, só estão disponíveis como parte de ensaios clínicos. A Moderna e a BioNTech já começaram ou estão planejando testes com vacinas de mRNA contra uma série de tipos de tumores, incluindo câncer de pulmão, de mama e de bexiga.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: