TV 247 logo
      HOME > Sul Global

      China convida empresários brasileiros a intensificar cooperação em cadeia produtiva e inovação

      Cônsul-geral da China convida empresas do Brasil a participar da terceira edição da Expo da Cadeia de Suprimentos

      Yu Peng, cônsul-geral da China (Foto: Divulgação)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Durante o “Fórum Econômico e Comercial China–Brasil e Sessão de Divulgação da 3ª Exposição Internacional de Promoção da Cadeia de Suprimentos da China”, realizado na sexta-feira, 28 de março de 2025, no escritório Pinheiro Neto Advogados, em São Paulo, o cônsul-geral da China na capital paulista, Yu Peng, reafirmou o compromisso de seu país em aprofundar a parceria estratégica com o Brasil e fortalecer a cooperação bilateral em setores-chave como infraestrutura, inovação tecnológica, finanças e transição ecológica.

      Na presença de autoridades chinesas e brasileiras, como o presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, Luiz Augusto de Castro Neves, e o presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), Ren Hongbin, o cônsul destacou os avanços dos últimos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. “A relação bilateral tem se fortalecido com confiança política mútua, resultados expressivos na cooperação pragmática e intercâmbios cada vez mais próximos entre nossos povos”, afirmou Yu Peng.

      Segundo ele, em 2024, o comércio bilateral atingiu a marca de US$ 188 bilhões, consolidando a China como maior parceiro comercial do Brasil pelo 16º ano consecutivo. O diplomata também lembrou a visita de Estado do presidente Xi Jinping ao Brasil, em novembro passado, e o compromisso conjunto assumido com o presidente Lula de criar uma “comunidade de futuro compartilhado” entre os dois países. Essa parceria prevê, entre outros pontos, o alinhamento da Iniciativa Cinturão e Rota às estratégias nacionais de desenvolvimento brasileiras.

      Cadeia de suprimentos e combate ao protecionismo

      Em sua fala, Yu Peng criticou as tendências crescentes de unilateralismo e protecionismo que ameaçam a estabilidade das cadeias globais de produção e suprimentos. Ele enfatizou que a China continuará comprometida com a abertura econômica e com o princípio do ganho mútuo. “A China se opõe firmemente ao ‘desacoplamento’ e à quebra de cadeias produtivas. Trabalhamos pela estabilidade e fluidez das cadeias globais”, ressaltou.

      A Exposição Internacional de Promoção da Cadeia de Suprimentos, organizada pelo governo chinês, foi destacada como uma iniciativa inovadora para estimular a integração industrial entre países. Segundo Yu Peng, o evento já se tornou “uma importante plataforma para a cooperação global em cadeias de suprimento”. Ele convidou expressamente o governo brasileiro e o setor privado a participarem ativamente da terceira edição da feira, como forma de ampliar as oportunidades de negócios e investimentos com a China.

      Crescimento chinês e novas oportunidades

      O cônsul também aproveitou o fórum para apresentar indicadores da economia chinesa. Em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 5%, com uma contribuição estimada de 30% ao crescimento econômico global. Ele observou que a recente sessão da Assembleia Popular Nacional da China reforçou o compromisso com uma abertura econômica de alto nível.

      “Esperamos que mais empresas brasileiras aproveitem a plataforma oferecida pela cadeia de suprimentos e ampliem suas cooperações comerciais e de investimento com a China”, concluiu.

      Uma parceria cada vez mais estratégica

      O encontro, realizado na sede do escritório Pinheiro Neto Advogados, reuniu representantes do setor empresarial, autoridades diplomáticas e lideranças institucionais dos dois países. A fala de Yu Peng foi marcada por um tom diplomático, mas também pragmático, refletindo a estratégia chinesa de consolidar sua posição como centro global de inovação e integração industrial, com o Brasil como parceiro prioritário na América Latina.

      Ao encerrar sua participação, o cônsul desejou sucesso à terceira edição da Exposição da Cadeia de Suprimentos e uma frutífera participação dos empresários brasileiros no evento. “Desejo que nossos amigos brasileiros colham muitos frutos ao participarem da feira na China”, disse ele.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados