TV 247 logo
HOME > Agro

Brasil terá R$ 2,4 bi para compras públicas e fomentará produção de arroz, diz ministro do Desenvolvimento Agrário

Paulo Teixeira também disse que os recursos para o financiamento da agricultura familiar chegarão a R$ 76 bilhões, 6,2% maior que na safra passada

Paulo Teixeira (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Reuters - O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou nesta quarta-feira que o governo brasileiro destinará 2,4 bilhões de reais para compras públicas de produtos agrícolas, enquanto tenta estimular a produção de alimentos básicos, como o arroz.

Ele anunciou também o lançamento do programa "Arroz da Gente". Entre os instrumentos para aumentar a produção do cereal está o contrato público de opção de venda, no qual o produtor vende ao governo, dependendo das condições do mercado.

Não ficou claro se o volume de recursos para compras públicas poderá ser elevado com a participação do Ministério da Agricultura, cujo plano safra empresarial será anunciado mais tarde nesta quarta-feira.

Teixeira detalhou o total de recursos para o financiamento da agricultura familiar, que deverá somar 76 bilhões de reais, 6,2% maior do que o da safra passada.

Mais cedo, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já havia anunciado que os pequenos agricultores contariam com cerca de 75 bilhões de reais.

Teixeira destacou ainda uma redução dos juros de 4% para 3% em algumas linhas do Plano Safra da Agricultura Familiar.

"O que o presidente Lula quer é alimento barato, saudável, fartura na mesa do povo brasileiro", disse ele, citando que, além do arroz, feijão, mandioca, fruta, legumes, verduras e leite devem ser contemplados com os juros mais baixos de financiamento.

"Esse é um juro de pai para filho", acrescentou ele, em referência ao programa que tem taxas subsidiadas pelo Tesouro Nacional.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados