ALBA-TCP pede diálogo na Bolívia após suposto atentado contra Evo Morales
Morales relatou ter sofrido um ataque no domingo, enquanto o governo boliviano nega acusações de envolvimento
247 - A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA-TCP) expressou nesta segunda-feira (28) preocupação com a situação na Bolívia, condenando o suposto atentado contra o ex-presidente Evo Morales, ocorrido no domingo (27), e apelando ao diálogo nacional.
A organização manifestou solidariedade ao líder do MAS e rejeitou atos de violência que ameacem a paz no país. A ALBA-TCP apoia a investigação detalhada iniciada pelo presidente boliviano, Luis Arce, pedindo transparência para esclarecer o incidente e preservar a estabilidade. A entidade também ofereceu sua ajuda para promover a paz, sugerindo que atores externos possam estar tentando desestabilizar a situação.
"Além disso, a ALBA-TCP exorta mais uma vez as partes na Bolívia a se sentarem e unirem suas forças e capacidades em benefício dos bolivianos e bolivianas, através de um diálogo sincero que contribua para a prosperidade e tranquilidade da nação, evitando que o conflito escale, muito provavelmente, induzido por terceiros atores inimigos da paz e da soberania de nossos povos", diz o documento.
O contexto boliviano está marcado por tensões entre o governo de Arce e seguidores de Morales. As tensões geraram mobilizações em diversas regiões, com protestos e bloqueios em resposta à alta do custo de vida e pela permissão para a candidatura de Morales em 2025. (Com informações da Telesur).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: