TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Altman cobra posicionamento do Itamaraty sobre tentativas de golpe contra Maduro

    Jornalista comentou nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores neste sábado

    Breno Altman e Nicolás Maduro (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O jornalista Breno Altman foi às redes sociais, neste sábado (11), criticar a nota emitida mais cedo pelo Ministério das Relações Exteriores, em que a pasta "deplora" a "perseguição" a opositores venezuelanos e pede "diálogo" após o presidente Nicolás Maduro tomar posse para um novo mandato. 

    A nota foi divulgada em meio a relatos de que a líder oposicionista Maria Corina Machado teria sido presa, embora o governo venezuelano negue. O movimento de ultradireita liderado por Corina Machado é acusado de estar por trás de tentativas de golpe. 

    Nesse sentido, Altman criticou o silêncio do Itamaraty sobre os movimentos golpistas da extrema-direita venezuelana, apoiada pelos Estados Unidos. Segundo ele, o documento desta sexta representa uma visão "ultrajante", "demagógica" e "mentirosa" sobre a posse de Maduro. 

    "A nota do Itamaraty sobre a posse do presidente Maduro é ultrajante. Demagógica e mentirosa a respeito dos direitos humanos na Venezuela, silencia sobre os movimentos golpistas impulsionando pela extrema-direita com o apoio dos EUA e da União Europeia", escreveu Altman na plataforma X. 

    Em um processo eleitoral que foi contestado pelo Brasil, os venezuelanos votaram para presidente em 28 de julho do ano passado. Maduro foi declarado vencedor com mais de 51% dos votos pelas autoridades judiciárias do país. 

    A oposição, no entanto, alegou uma vitória esmagadora, citando as atas eleitorais que receberam de seções de votação em todo o país. Isso levou a grandes protestos de grupos oposicionistas. Desde então, várias milhares de pessoas foram presas sob acusações de danos à infraestrutura estatal, incitação ao ódio e terrorismo. Oficialmente, o governo do presidente Lula ainda não reconheceu Maduro como vencedor.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados