América Latina e Caribe precisam de voz ativa para reagir à nova ordem global, diz Lula
Declarações surgem em meio à guerra comercial de Donald Trump
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta quarta-feira (9) a necessidade de harmonia entre os países da America Latina e do Caribe, durante a abertura da 9ª Reunião da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A cerimônia, que ocorreu em Tegucigalpa, capital de Honduras, tratou de temas prioritários para a região com o objetivo de reforçar a integração regional.
Nesse sentido, Lula defendeu a necessidade de fortalecer a união dos países da América Latina e Caribe diante do risco de retornar à condição de zona de influência, com a liberdade e a autodeterminação sendo os primeiros elementos a serem atingidos. Lula citou o preparo de outras regiões em resposta às transformações em curso, como a Ásia, com a ASEAN, e a União Europeia, com a reorganização da Otan.
"É imperativo que a América Latina e o Caribe redefinam o seu lugar na nova ordem global que se discute. Nossa inserção internacional não deve se orientar apenas por interesses defensivos. Precisamos de um programa de ação estruturado em torno de três temas que demandam ação coletiva”, afirmou, citando a defesa da democracia, o combate à desinformação e o combate à fome.
A declaração surge em meio a tensões elevadas por conta da guerra comercial desencadeada pelas tarifas unilaterais aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: