Após ligar para Trump, presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, diz que terá um ‘bom relacionamento’ com os EUA
A presidente do país latino-americano também comentou sobre o Acordo de Livre Comércio entre México, Estados Unidos e Canadá (USMCA)
Opera Mundi - A presidente do México, Claudia Sheinbaum, revelou nesta quinta-feira (07/11) ter tido uma conversa telefônica “muito cordial” com Donald Trump, que governará os Estados Unidos a partir de 20 de janeiro de 2025. A mandatária do país latino-americano não forneceu detalhes, mas destacou terem discutido sobre “o bom relacionamento que existirá entre o México e os Estados Unidos”.
No dia anterior, a mexicana realizou uma coletiva durante a qual também havia ressaltado que o relacionamento entre seu governo e o norte-americano seria “bom” e que “não há motivo para preocupação”.
“Não há motivo para preocupação para nenhum mexicano. O México é um país livre, sempre avançamos, somos independentes, soberanos e haverá um bom relacionamento com os Estados Unidos”, garantiu a chefe de Estado.
A declaração foi dada apesar das medidas hostis prometidas pelo republicano durante sua campanha eleitoral. Nelas, consta a imposição de tarifas de 25% ao México caso o país não contenha o que Trump chamou de “investida de criminosos e drogas” que ingressam nos Estados Unidos. Na véspera da votação, o magnata reforçou que notificaria Sheinbaum sobre suas exigências em segurança e migração.
Segundo a mandatária do país latino-americano, o Acordo de Livre Comércio entre México, Estados Unidos e Canadá (USMCA) permanecerá estável, já que as três nações têm uma integração econômica muito importante.
“Não competimos uns com os outros, mas nos complementamos. E essa força é indispensável, mesmo no campo geopolítico”, frisou.
Sobre as questões envolvendo migração especificamente, a presidente mexicana sustentou a necessidade de diálogo, destacando que seu país diminuiu o fluxo migratório na fronteira norte em 75% desde dezembro de 2023 até o momento. Em relação à situação dos mexicanos que atualmente se encontram na fronteira do país a caminho da nação vizinha, Sheinbaum enfatizou que, em casos como esse, sempre defenderá os compatriotas, e que em breve haverá uma reforma no apoio dos consulados para lidar com eventos como este.
Também na quarta-feira (06/11), por meio das redes sociais, Sheinbaum felicitou Trump por sua vitória na eleição e expressou sua confiança em continuar trabalhando de forma conjunta com Washington.
(*) Com Telesur
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: