Boric visita Brasil para discutir plano de rota Atlântico-Pacífico
Presidente do Chile se reunirá com Lula para avançar nas obras da rota bioceânica de Capricórnio
247 - O presidente do Chile, Gabriel Boric, realizará uma visita oficial ao Brasil nos dias 22 e 23 de abril. A principal pauta da viagem será discutir com autoridades brasileiras o andamento das obras da rota bioceânica de Capricórnio, um projeto de infraestrutura que visa conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, atravessando cinco países sul-americanos. As informações são da CNN Brasil.
A rota, que se estende de portos brasileiros como Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Itajaí (SC), no Atlântico, até os portos chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, no Pacífico, é considerada uma das iniciativas mais importantes no contexto da integração regional. A proposta é integrar a América do Sul por meio de uma via terrestre que atravessa o Paraguai e a Argentina, facilitando o transporte de mercadorias e o aumento do fluxo turístico entre os dois oceanos.
Em sua visita, Boric se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 22 de abril. O encontro terá como destaque um seminário com autoridades chilenas e brasileiras, onde serão discutidos os impactos econômicos e sociais da rota, especialmente no comércio e no turismo. A ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, considera a rota bioceânica como um dos principais projetos de infraestrutura do governo, sendo a "menina dos olhos" de sua gestão.
O Ministério do Planejamento brasileiro, articulador do projeto, prevê que a rota bioceânica seja concluída até o final do governo Lula, em 2026. Para isso, restam duas intervenções fundamentais: a construção de uma ponte que ligará Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, e o asfaltamento de uma estrada que conectará Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, também no Paraguai. Ambas as obras estão previstas para serem finalizadas até o próximo ano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: