TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Lula convida Uruguai, México e Colômbia para a cúpula dos BRICS

      "Este é um momento de comunicação com o mundo inteiro", disse Lula

      Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grande (RS) - 24.02.2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em visita a Montevidéu para a posse do novo presidente uruguaio, Yamandú Orsi, neste sábado (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a ocasião para convidar Uruguai, México e Colômbia para participarem da cúpula dos BRICS, que deve ocorrer em julho, no Rio de Janeiro. A declaração foi feita em uma conversa com um correspondente da Sputnik, na qual o presidente brasileiro destacou a importância de envolver outros países da América Latina nas discussões globais.

      "Convido todos esses países que estão aqui representados, Uruguai, Colômbia, México, a participarem [da cúpula] do BRICS no Brasil. Porque acho que mesmo que não sejam membros do grupo, é importante que participem, porque este é um momento de comunicação com o mundo inteiro", afirmou Lula.

      O Itamaraty reforçou, em nota, que a presença de Lula na cerimônia de posse de Orsi simboliza a relevância estratégica da relação entre Brasil e Uruguai, destacando o compromisso do país com a parceria histórica entre as duas nações e com a promoção da integração sul-americana. "As relações entre Brasil e Uruguai são marcadas pelo diálogo fluido, intenso intercâmbio econômico e cultural, e cooperação abrangente, com destaque para iniciativas voltadas ao desenvolvimento da região de fronteira e ao fortalecimento do Mercosul", destacou o órgão.

      Além da posse de Orsi, Lula teve uma agenda diplomática intensa em Montevidéu. Na parte da manhã, ele se reuniu com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. O encontro teve como foco a cooperação entre a América Latina e a União Europeia, principalmente no que diz respeito à defesa da democracia e do multilateralismo. Em suas redes sociais, Lula afirmou que a conversa com Steinmeier foi fundamental para fortalecer esses princípios no cenário global.

      Em outro momento de sua visita, Lula se encontrou com Luisa González, candidata à presidência do Equador, e discutiu o cenário político do país, que terá um segundo turno eleitoral em abril, entre González e o atual presidente Daniel Noboa. A agenda de Lula também incluiu uma videoconferência com líderes progressistas, como Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Pedro Sánchez (Espanha) e, novamente, Yamandú Orsi. O encontro teve como objetivo debater estratégias contra a desigualdade social, a desinformação e o uso manipulado das redes sociais, além de reforçar os compromissos assumidos em 2024, em Nova York, em defesa da democracia.

      A expectativa de analistas políticos é que o presidente uruguaio, Yamandú Orsi, seja um aliado importante na busca pela integração regional, com o potencial de fortalecer a aliança progressista na América do Sul e na América Latina como um todo. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados