Lula afirma que Trump humilhou Zelensky: “cena grotesca”
Os presidentes dos Estados Unidos e da Ucrânia bateram boca no Salão Oval da Casa Branca
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou o bate-boca entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como uma “cena grotesca”. Em declaração à imprensa uruguaia, Lula disse que Trump “humilhou” Zelensky no encontro entre os dois na última sexta-feira (28), realizado na Casa Branca em Washington. As informações são do g1.
"Eu sinceramente não sou diplomata. Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca. "Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso e acho que a União Europeia foi prejudicada", criticou Lula.
Durante uma reunião para selar um acordo de participação dos Estados Unidos na indústria mineral ucraniana, Trump disse que Zelensky estava sendo desrespeitoso e não estava no direito de “ditar nada”.
"Você está jogando cartas, você está apostando a vida de milhões de pessoas, você está fazendo uma aposta com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. E o que você está fazendo é muito desrespeitoso ao país. A este país, que o apoiou muito mais do que muitas pessoas disseram que deveria", afirmou Trump.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: