TV 247 logo
    HOME > América Latina

    China diz que remoção de Cuba da lista de terroristas era uma dívida histórica dos EUA

    A inclusão da ilha na lista era infundada e constituía uma violação da soberania e da dignidade da nação caribenha, diz porta-voz chinês

    Embaixada de Cuba nos EUA (Foto: MRE Cubano)

    Prensa Latina - A China enfatizou nesta quarta-feira (15) que eliminar Cuba da lista de países que supostamente patrocinam o terrorismo era uma dívida histórica dos Estados Unidos que deveria ter sido corrigida há muito tempo.

    O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiankun, destacou que a inclusão da ilha nessa lista era completamente infundada e constituía uma interferência grosseira e uma violação da soberania e da dignidade da nação caribenha.

    “Isto foi fortemente condenado e rejeitado por unanimidade pela grande maioria dos membros da comunidade internacional, incluindo a China”, acrescentou.

    Da mesma forma, condenou que “o cruel e desumano bloqueio imposto pelos Estados Unidos contra Cuba há mais de 60 anos” continua em vigor, “causando enormes danos à economia e ao bem-estar do povo cubano, e levando a população cubana a sofrer grandes dificuldades.” 

    O porta-voz lembrou que no ano passado a resolução apresentada pela ilha na Assembleia Geral da ONU para exigir o fim do bloqueio obteve, pelo 32º ano consecutivo, um apoio esmagador, com a comunidade internacional a expressar constante e firmemente o seu apoio para pôr fim a este cerco. 

    "A China espera que os Estados Unidos permaneçam do lado certo da história e da maioria da comunidade internacional, e cancelem completamente o bloqueio e as sanções contra Cuba o mais rapidamente possível, impedindo quaisquer obstáculos ao desenvolvimento econômico e social da China e de Cuba”, destacou.

    A nação caribenha foi retirada da lista norte-americana de países patrocinadores do terrorismo, medida anunciada na véspera pela administração de Joe Biden e que foi recebida com satisfação em vários países, especialmente na América Latina. 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados