Claudia Sheinbaum afirma que é necessário eliminar o bloqueio contra Cuba e Venezuela
Presidenta mexicana diz que o Mèxico adota políticas humanitárias
Prensa Latina - A presidente do México, Claudia Sheinbaum, reiterou na terça-feira (3), a necessidade de eliminar os bloqueios econômicos impostos pelos Estados Unidos a Cuba e à Venezuela, falando sobre a importância de enfrentar as causas do fenômeno migratório.
“A melhor forma de reduzir a migração, se esse for o interesse deles (de Washington), é abordar fundamentalmente a causa da migração, que é essencialmente a necessidade, a pobreza. (…) e também os bloqueios que existem contra Cuba a Venezuela, que afetam o povo”, expressou.
Na quinta-feira passada, Sheinbaum afirmou que durante a conversa mantida na semana passada com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu acabar com estas cercas, que provocam “o sofrimento das pessoas e a ocorrência de um fenômeno” como esse.
Ao responder a uma pergunta na sua habitual coletiva de imprensa, a mandatária destacou nesta terça-feira que quando o diálogo formal acontecer com o presidente eleito e a sua equipe, irão abordar vários assuntos, incluindo a migração.
“Assim como o México apoia Honduras, El Salvador e Guatemala com pessoas que aderem ao programa Semeando Vida e Jovens Construindo o Futuro, continuaremos insistindo”, afirmou.
Ele voltou a mencionar a estratégia humanitária implementada pelo seu país, que “cuida dos migrantes antes de chegarem à fronteira norte”, e expressou o seu acordo com a abertura de canais de migração legal.
Ele acrescentou que os Estados Unidos “precisam de trabalhadores migrantes para permitir o desenvolvimento da sua economia”.
Disse que se houver uma deportação do país vizinho do norte, como ameaçou Trump, as autoridades desta nação latino-americana estão se preparando para isso.
“Dar boas-vindas ao México a todos os mexicanos que por algum motivo são deportados dos Estados Unidos. “É nossa obrigação”, disse ele.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: