TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Depois de Biden, Justin Trudeau, do Canadá, concorda com proposta de Lula sobre a Venezuela

    Presidente conversou sobre a situação no país com o primeiro-ministro do Canadá e advertiu contra sanções

    Lula e Justin Trudeau (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Lula voltou a reforçar a importância do diálogo político na solução para a crise política na Venezuela, desencadeada pela recusa da oposição em aceitar os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que deram vitória a Nicolás Maduro nas eleições de 28 de julho.

    O governo brasileiro vem cobrando a apresentação das atas eleitorais desagregadas e, até o momento, não reconheceu a vitória de Maduro. A diplomacia brasileira vem promovendo com aliados regionais uma forma de resolver o impasse, evitando as sanções econômicas.

    Nesse sentido, em telefonema com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau nesta terça-feira (13), Ottawa reforçou seu apoio às gestões do governo brasileiro em prol da democracia e da transparência do processo eleitoral na Venezuela e na promoção do diálogo e na prevalência do Estado de Direito, segundo comunicado do Palácio do Planalto.

    Lula comentou na conversa que há um histórico de erros da comunidade internacional com relação à Venezuela, citando especificamente a imposição de sanções e o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente em 2019.

    O presidente brasileiro destacou os esforços de coordenação de Brasil, Colômbia e México em prol da normalização da situação política na Venezuela. “O mais importante é mantermos a América do Sul livre de conflitos, com prosperidade e harmonia”, disse o presidente Lula ao ressaltar a importância do diálogo entre o governo Maduro e a oposição.

    O presidente Lula convidou ainda o primeiro-ministro para a reunião de governos democráticos contra o extremismo, a ser realizada à margem da Assembleia Geral da ONU, iniciativa conjunta com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados