Em alerta a Maduro, Tribunal Penal Internacional diz estar 'monitorando ativamente' a crise política na Venezuela
Em paralelo, o presidente Lula pode conversar nesta segunda-feira com os presidentes da Colômbia e México, buscando uma solução negociada para a crise
247 - O procurador-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, afirmou nesta segunda-feira (12) que a Corte está acompanhando de perto a situação na Venezuela, especialmente em face das acusações de que o governo de Nicolás Maduro teria intensificado uma suposta repressão após os resultados da eleição de duas semanas atrás.
Segundo a coluna do jornalista Jamil Chade, do UOL, o TPI, com sede em Haia, emitiu um comunicado afirmando que está "monitorando ativamente" os acontecimentos na Venezuela. A mensagem foi interpretada como um alerta para as autoridades de Caracas.
No texto, Khan mencionou que "recebeu vários relatos de casos de violência e outras alegações após a eleição presidencial de 28 de julho na Venezuela". Um desses relatos veio da ONG Anistia Internacional, que na semana passada cobrou uma resposta de Haia diante da repressão.
Em 2017, após uma série de conflitos que tomou conta da Venezuela durante as eleições, o Tribunal Penal Internacional abriu um inquérito sobre os acontecimentos no país. No entanto, até o momento, ninguém foi indiciado. Na declaração desta segunda-feira, Khan destacou que as investigações sobre os últimos anos continuam em análise.
Ainda conforme a reportagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter uma conversa telefônica nesta segunda-feira com os presidentes da Colômbia e México, buscando acertar uma estratégia para lidar com a crise política na Venezuela. A reunião ainda não foi confirmada, mas uma das ideias é a criação de uma comissão encarregada de negociar tanto com a oposição venezuelana quanto com o governo de Nicolás Maduro. A estratégia visa estabelecer canais de comunicação, identificando interlocutores de ambos os lados e temas que possam destravar um processo de negociação visando a solução do impasse em torno do resultado eleitoral.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: