Em visita à República Dominicana, Marco Rubio ataca Cuba, Venezuela e Nicarágua
O secretário de Estado dos EUA repetiu que as três nações são "inimigas da humanidade"
Prensa Latina - O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, voltou a criticar nesta quinta-feira (6) os governos de Cuba, Venezuela e Nicarágua, e sua possível presença na 10ª Cúpula das Américas neste país.
Rubio concedeu uma entrevista coletiva ao final de sua visita de trabalho à República Dominicana, onde chegou na quarta-feira à noite como parte de sua primeira viagem aos países da América Central e do Caribe.
O enviado da Casa Branca deu uma resposta evasiva à pergunta de um jornalista local sobre se o governo dos Estados Unidos estaria em posição de pressionar esses três governos a não serem convidados ou, caso contrário, não compareceriam à reunião se fossem convidados pelo presidente Luis Abinader.
Durante a conferência conjunta com o mandatário dominicano no Palácio Nacional, ele aproveitou a oportunidade para lançar o argumento de que “as três nações são inimigas da humanidade” e acusou-as de contribuir para a instabilidade da região.
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel rejeitou em 4 de fevereiro as declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que chamou Cuba, Nicarágua e Venezuela de inimigos da humanidade.
Durante visita à Costa Rica, como parte de seu tour por vários países da região, o político americano acusou essas três nações de serem responsáveis pela atual crise migratória.
“A falta de vergonha está novamente tomando conta dos cínicos políticos norte-americanos”, disse o presidente cubano na rede social X, onde afirmou que está comprovado que o êxodo migratório na ilha é proporcional ao endurecimento da política de bloqueio dessa potência do norte.
O chefe de Estado cubano destacou que o bloqueio econômico dos Estados Unidos priva o povo cubano de bens essenciais e alertou sobre o perigo para a humanidade do neofascismo promovido por Washington.
Nesta quinta-feira, dezenas de organizações políticas, patrióticas e sociais de esquerda da República Dominicana rejeitaram a presença de Marcos Rubio, por considerarem que ele pretende impor a agenda colonialista de Washington ao governo de Luis Abinader.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: