Esquerda vencerá no México porque descobriu quem são os inimigos, avalia escritor (vídeo)
Segundo Paco Ignacio Taibo, a candidata Claudia Sheinbaum pode herdar um país melhor do que López Obrador quando assumiu o cargo
247 - O escritor Paco Ignacio Taibo II, militante governista, afirmou que, se a candidata à Presidência do México Claudia Sheinbaum for eleita, "herdará um país mais fácil de governar" em comparação com a situação econômica do país quando o atual presidente Andrés Manuel López Obrador, em 2018. Ao justificar a sua posição, o escritor disse que a esquerda" já descobriu quem são os inimigos".
"Mas é preciso muito trabalho quando se propõem políticas de médio e longo prazo. Por exemplo, quando Obrador diz que a única forma de combater o tráfico de drogas é aquele jovem parar de admirar o bandido que tem uma corrente de ouro de um quilo no pescoço, e encontrar um sentido para a vida na educação, na saúde, no esporte, na cultura", afirmou, de acordo com a Revista Crisis.
Na entrevista, o escritor disse que a "mudança requer pensar em políticas com resultados a longo prazo". "É uma questão cultural, numa sociedade que, graças à mídia privada, aplaude o sucesso de quem anda com corrente de ouro", acrescentou.
Os colégios eleitorais do México abriram as portas na manhã deste domingo (2) para que os cidadãos participem de uma das maiores eleições da história do país. Quase 100 milhões de cidadãos devem escolher representantes, incluindo o presidente do Estado, cargo que pela primeira vez poderá ser ocupado por uma mulher.
Em nível federal, a votação determinará o titular da Presidência da República, além de integrantes do Senado e da Câmara de Deputados. Em nível local, serão renovados mais de 20 mil cargos de representação popular, entre eles, a chefia de Governo da Cidade do México, oito governos estaduais (Chiapas, Guanajuato, Jalisco, Morelos, Puebla, Tabasco, Veracruz, Yucatán), prefeituras e outros.
Na corrida para substituir o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador estão: Claudia Sheinbaum, pela coalizão governista Sigamos Haciendo Historia, Xóchitl Gálvez, pela coalizão Fuerza y Corazón por México, e Jorge Álvarez Máynez, pelo partido Movimento Cidadão (MC).
* Com informações da Sputnik
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: