Ex-comandantes militares envolvidos no golpe de Estado de 2009 são presos em Honduras
General que liderou o golpe de Estado, Romeo Vásquez Velásquez, está entre os presos
247 - Três ex-comandantes militares envolvidos no golpe de Estado em Honduras, ocorrido em 28 de junho de 2009, que derrubou o então presidente Manuel Zelaya, foram presos neste dia 5 de janeiro, conforme informou Gustavo Sánchez, chefe de Segurança do país.
O Ministério Público de Honduras havia apresentado acusações de homicídio contra os detidos: o ex-chefe do Estado-Maior Conjunto na época do golpe, Romeo Vásquez Velásquez; o ex-subchefe Venancio Cervantes Suazo; e o ex-comandante do Comando de Operações Especiais Carlos Roberto Puerto.
Sánchez divulgou a informação no último domingo (5) em seu perfil na plataforma X, com a mensagem: "As 3 prisões foram realizadas há poucos instantes pela Polícia Nacional de Honduras, em coordenação com o Ministério Público, nas cidades de Tegucigalpa e La Paz".
O advogado de Romeo Vásquez Velásquez, Fernando González, confirmou a prisão de seu cliente, bem como a de Venancio Cervantes.
RELEMBRE - Zelaya foi retirado à força de sua casa em Tegucigalpa na madrugada de 28 de junho daquele ano, sob a mira de armas, por cerca de 200 militares que o algemaram e o levaram ao aeroporto, onde foi colocado em um avião com destino à Costa Rica.
Em meio a manifestações populares, militares agiram de forma desproporcional e dispararam contra as pessoas com fuzis, em uma ação marcada pela violência e indiscriminação, conforme apontado pelo Ministério Público em sua denúncia.
Os soldados diziam que tinham como objetivo impedir uma votação que buscava medir o apoio popular para a convocação de uma assembleia constituinte. Vásquez Velásquez afirmou que a decisão de expulsar Zelaya do país foi tomada conjuntamente pelo Supremo Tribunal, líderes do Congresso e o tribunal eleitoral.
À época, os Estados Unidos e parceiros regionais como Venezuela e Equador condenaram o ato como um golpe de Estado. A Organização dos Estados Americanos suspendeu a participação de Honduras no bloco. (Com informações da Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: