Fotojornalista está em estado crítico após ser atingido pela polícia em protesto contra Milei
Segundo o prefeito de Buenos Aires, Jorge Macri, o fotojornalista Pablo Grillo “está lutando entre a vida e a morte”
247 - O fotojornalista Pablo Grillo está em estado crítico após ser ferido enquanto cobria uma manifestação contra o governo de Javier Milei, em Buenos Aires, na Argentina, informa O Globo. O protesto, ocorrido nesta quarta-feira (12), reuniu milhares de manifestantes que pediam melhores condições para os aposentados, que foram alvos de medidas econômicas do governo argentino. O evento terminou em confrontos violentos entre os participantes e a polícia, o que resultou em mais de 100 prisões e ao menos 45 feridos.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que Grillo foi atingido enquanto fotografava os protestos. As imagens chocantes revelam sua cabeça cortada e coberta de sangue. O fotógrafo foi imediatamente levado a um hospital na capital argentina, onde passou por cirurgia para tratar os ferimentos.
Em declaração à imprensa, o pai de Grillo, Fabián Grillo, afirmou: "A situação é muito grave", confirmando a gravidade do estado de saúde do filho. O prefeito de Buenos Aires, Jorge Macri, também se manifestou nesta quinta-feira, dizendo que o fotógrafo "está lutando entre a vida e a morte", e expressou seu apoio às famílias das vítimas dos confrontos. Macri atribuiu os distúrbios a "grupos violentos altamente organizados" e mencionou que os danos causados pelos protestos foram estimados em cerca de 260 milhões de pesos (aproximadamente R$ 1,3 milhão).
Em um comunicado, a Associação de Repórteres Gráficos da Argentina (ARGRA), onde o fotógrafo estudou, condenou veementemente a ação das forças de segurança e pediu que o presidente Javier Milei responsabilizasse a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, e seus subordinados pelo ocorrido.
O chefe de gabinete, Guillermo Francos, também se referiu ao caso de Grillo, garantindo que "tentaremos esclarecê-lo". No entanto, ele minimizou a gravidade do incidente, afirmando que “é verdade que esse tipo de episódio gera essas consequências, esses acidentes imprevistos", referindo-se a relatos que indicam que o fotógrafo foi atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo. “É uma fantasia muito lamentável, só posso fazer esse comentário porque não conheço os detalhes", completou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: