Gustavo Petro adverte que pode ocorrer um golpe parlamentar na Colômbia em 2025
O presidente colombiano pediu ao povo que se prepare para defender o voto popular e a democracia
247 - O presidente colombiano, Gustavo Petro, reiterou na terça-feira seu alerta de que está se formando um golpe parlamentar contra ele que ocorrerá em 2025.
A declaração do chefe de Estado colombiano foi divulgada nas redes sociais depois que circulou a informação de que o Conselho de Estado negou uma tutela apresentada por ele, que pretendia anular as acusações feitas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) por suposta violação de regras eleitorais por parte de durante sua campanha presidencial em 2022.
A tutela apresentada pela representação judicial de Gustavo Petro juntamente com outros três cidadãos, alegou que, com as suas ações, o CNE violou os direitos fundamentais ao devido processo, à defesa, à jurisdição presidencial e ao direito de eleger e ser eleito.
Apesar de todas as provas apresentadas, o Conselho de Estado declarou inadmissível a tutela e reafirmou que o CNE é a autoridade competente para investigar o presidente, sendo a Comissão de Investigação e Acusação da Câmara dos Deputados o órgão que o julgará caso seja o caso.
Anteriormente, o presidente Petro considerou que o chefe do Senado colombiano, Efraín Cepeda, retarda o debate democrático. “Espero que não termine a sua vida parlamentar como um vestígio da história. Se você quer ser presidente, não procure isso através do golpe de Estado: o povo colombiano te odiaria”, disse Petro na rede social X.
Gustavo Petro reagiu desta forma após a derrota no Senado da reforma política proposta pelo Governo por falta de quórum.
Na opinião do ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, a proposta morreu por asfixia dentro do Legislativo.
“A mesa diretora do Senado colocou em oitavo lugar (a discussão), passaram-se sete horas no plenário, não foi possível nem debater, me parece que esse é um costume que deve ser revisto pela mesa diretora do Senado que nem sequer permite que o debate seja feito. A reforma política é essencial”, declarou o ministro colombiano.
O presidente colombiano pediu ao povo que se prepare para defender o voto popular e a democracia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: