Petro envia carta a Trump defendendo o multilateralismo
Presidente colombiano destacou temas como combate ao narcotráfico, migração e transição energética
Prensa Latina - O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, enviou uma carta ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual comenta que questões como a migração e a luta contra o narcotráfico requerem uma abordagem multilateral.
Petro afirmou que a solução para o problema dos migrantes - que o republicano garante que deportará em massa - passa pela criação de condições mais prósperas nos seus países de origem.
Referiu-se também à necessidade de utilizar melhor as fontes de energia renováveis.
“Na transição energética, a América Latina tem um enorme potencial de energia limpa para o presente e o futuro. Ao aproveitar o seu potencial, os Estados Unidos podem contribuir para a luta contra as alterações climáticas e preservar a natureza”, escreveu ele.
Na sua carta, Petro assegurou que a Colômbia e os Estados Unidos se distinguem por terem uma parceria forte e estratégica, e destacou que nestes tempos críticos o diálogo entre o Norte e o Sul é mais essencial do que nunca.
Da mesma forma, o líder colombiano comemorou a declaração de Trump de que acabará com os conflitos em Gaza, no Sudão e na Ucrânia, e garantiu que o seu governo está pronto para apoiar todas as iniciativas que restaurem a paz e acabem com a barbárie.
“Estou convencido de que sob o seu mandato os laços duradouros de amizade entre as duas nações serão fortalecidos”, conclui a carta.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: