Luis Arce acusa Evo Morales de articular 'golpe de Estado' na Bolívia
Marchas contra a escassez de combustível foram confirmadas por Morales e seus apoiadores do MAS, que sairão da cidade de Caracollo em direção a La Paz
247 - O presidente da Bolívia, Luis Arce, acusou o ex-presidente Evo Morales de tentar articular um golpe de Estado, utilizando marchas e bloqueios nas estradas, a partir de terça-feira (17), informa O Globo. Segundo Arce, a mobilização, convocada por Morales sob o pretexto de solucionar a escassez de combustível, é na verdade uma tentativa de desestabilizar o governo popular.
"Nos próximos dias, vocês começarão uma marcha e depois passarão a um bloqueio nacional de estradas, que terminará em uma tentativa de golpe de Estado contra um governo popular. Não incendeie nosso país com suas ações, que estão longe do que você proclama com palavras. Não empobreçam a economia nem tirem os alimentos das empresas e das famílias bolivianas com bloqueios nacionais", afirmou o presidente boliviano em um discurso ao país.
As marchas foram confirmadas por Morales e seus apoiadores do partido Movimento ao Socialismo (MAS), que sairiam da cidade de Caracollo em direção a La Paz. Arce reafirmou que não permitirá que Morales coloque o país em risco para alcançar suas ambições políticas, garantindo que a Constituição será respeitada.
Morales e Arce enfrentam um crescente distanciamento, que culminou na saída de Arce do MAS e na expulsão de outros aliados do presidente. A relação entre os dois, antes aliados próximos, deteriorou-se ainda mais após Morales acusar o governo de corrupção e de complacência com o narcotráfico.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: