TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Maduro agradece à ALBA-TCP pelo apoio diante do cerco à Venezuela

    A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América pediu 'união, solidariedade e apoio mútuo entre os países do bloco'

    Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas (Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria)

    Prensa Latina - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu hoje o apoio dos Estados membros e dos movimentos sociais da ALBA-TCP diante do cerco desencadeado dentro e fora de seu país, após as eleições de julho passado.

    Maduro comemorou a convocação da XI Cúpula Extraordinária da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) e considerou que isso mostra o caráter da profunda união, solidariedade e apoio mútuo entre os países do bloco.

    Como indicou, a organização é "o núcleo vital da grande pátria, da independência, da honra, da soberania" em meio a campanhas como a enfrentada pela República Bolivariana e as pretensões de atores internacionais interessados em assaltar o poder político em nações com as principais reservas de recursos naturais do planeta.

    Ele afirmou que, embora o povo venezuelano receba ataques de todos os lados, ele foi capaz de combater "um golpe de Estado cibernético, fascista e criminoso" e não teme uma escalada da ofensiva desencadeada contra ele.

    "Não nos importamos com as ameaças, não nos importamos que elas nos tornem invisíveis, o que importa é que o povo venezuelano existe, está em combate e está na vitória", disse Maduro durante seu discurso.

    A cúpula ALBA-TCP está sendo realizada virtualmente na segunda-feira com a participação dos presidentes Miguel Díaz-Canel (Cuba), Luis Arce (Bolívia) e Daniel Ortega (Nicarágua), bem como dos primeiros-ministros Ralph Gonsalves (São Vicente e Granadinas), Dickon Mitchell (Granada), Roosevelt Skerrit (Dominica), Terrance Drew (São Cristóvão e Nevis) e Philip Pierre (Santa Lúcia).

    Também está presente como convidada a embaixadora de Honduras na Venezuela, Scarleth Romero.

    De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, o objetivo da reunião é estabelecer uma posição de solidariedade com o governo venezuelano e seu povo, diante da interferência dos Estados Unidos e das nações da União Europeia.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados