Mauro Vieira e Lula discutem expulsão de embaixador brasileiro da Nicarágua
Expulsão de Breno Souza da Costa é uma retaliação à ausência do Brasil nas celebrações do 45º aniversário da Revolução Sandinista
247 - O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reunirá com o presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (8) para discutir a expulsão iminente do embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno Souza da Costa, informa o g1. A decisão de retirar o diplomata de seu posto em Manágua foi anunciada em meio a uma crescente tensão entre os dois países.
A medida, segundo fontes da imprensa nicaraguense, é uma retaliação à ausência do Brasil nas celebrações do 45º aniversário da Revolução Sandinista, realizadas em 19 de julho. O evento, que marca a ascensão do movimento revolucionário liderado por Daniel Ortega, contou com a presença de diversos aliados regionais, mas a cadeira do representante brasileiro permaneceu vazia.
De acordo com o Itamaraty, a ausência do embaixador no evento não foi um mero descuido, mas sim resultado do congelamento das relações diplomáticas entre Brasil e Nicarágua. Esta postura foi adotada pelo governo de Lula após uma série de ações contra a Igreja Católica no país centro-americano. Desde 2022, o governo de Daniel Ortega tem intensificado sua ofensiva contra a Igreja, confiscando propriedades e prendendo clérigos que criticam a administração nacional.
O Brasil, atuando como mediador em nome do Vaticano, vinha pressionando Manágua pela libertação dos líderes religiosos detidos, mas sem sucesso. Na semana passada, a situação se intensificou quando a embaixada brasileira em Manágua recebeu uma queixa formal do governo nicaraguense, sinalizando a possibilidade de expulsão do embaixador.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: