México trabalha para libertar Jorge Glas da prisão no Equador
Glas foi recentemente preso na embaixada mexicana em Quito, causando uma crise diplomática entre os dois países
(Sputnik) - O governo mexicano está trabalhando com organizações internacionais, incluindo o Conselho de Direitos Humanos da ONU, para retornar à sua jurisdição o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, preso pela polícia equatoriana durante uma invasão à embaixada mexicana em Quito, disse a ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Barcena.
"Sim, recebemos uma carta de Jorge Glas da prisão de Guayaquil, e diante disso, recorremos a vários órgãos, sendo um deles o Conselho de Direitos Humanos... Contamos com a Convenção de Caracas [sobre Asilo Diplomático], que nos dá o direito de ter Jorge Glas transferido para nós com uma carta de imunidade, e continuamos a tomar medidas para isso", disse Barcena a repórteres na segunda-feira.
Em 6 de abril, a polícia equatoriana invadiu a embaixada mexicana em Quito usando veículos armados para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que havia sido concedido asilo lá após ser condenado por corrupção. Após os eventos, o México suspendeu laços diplomáticos com o Equador, alegando que alguns diplomatas mexicanos haviam sido feridos como resultado da invasão policial.
Em 11 de abril, o México apresentou uma queixa no Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) contra o Equador após a invasão de sua embaixada em Quito, exigindo que a filiação do Equador às Nações Unidas fosse suspensa e um precedente fosse estabelecido. As audiências sobre o pedido de medidas provisórias do México contra o Equador estão programadas para 30 de abril e 1º de maio.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: