TV 247 logo
HOME > América Latina

México trabalha para libertar Jorge Glas da prisão no Equador

Glas foi recentemente preso na embaixada mexicana em Quito, causando uma crise diplomática entre os dois países

Jorge Glas (Foto: REUTERS/Daniel Tapia/File Photo)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - O governo mexicano está trabalhando com organizações internacionais, incluindo o Conselho de Direitos Humanos da ONU, para retornar à sua jurisdição o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, preso pela polícia equatoriana durante uma invasão à embaixada mexicana em Quito, disse a ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Barcena.

"Sim, recebemos uma carta de Jorge Glas da prisão de Guayaquil, e diante disso, recorremos a vários órgãos, sendo um deles o Conselho de Direitos Humanos... Contamos com a Convenção de Caracas [sobre Asilo Diplomático], que nos dá o direito de ter Jorge Glas transferido para nós com uma carta de imunidade, e continuamos a tomar medidas para isso", disse Barcena a repórteres na segunda-feira.

Em 6 de abril, a polícia equatoriana invadiu a embaixada mexicana em Quito usando veículos armados para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que havia sido concedido asilo lá após ser condenado por corrupção. Após os eventos, o México suspendeu laços diplomáticos com o Equador, alegando que alguns diplomatas mexicanos haviam sido feridos como resultado da invasão policial.

Em 11 de abril, o México apresentou uma queixa no Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) contra o Equador após a invasão de sua embaixada em Quito, exigindo que a filiação do Equador às Nações Unidas fosse suspensa e um precedente fosse estabelecido. As audiências sobre o pedido de medidas provisórias do México contra o Equador estão programadas para 30 de abril e 1º de maio.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados