TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Milei proclama vitória opositora, denuncia fraude sem base na Venezuela e incita insurreição armada

    Presidente argentino defendeu subversão das Forças Armadas da Venezuela

    Nicolás Maduro e Javier Milei (Foto: Reuters)

    247 - O presidente argentino Javier Milei, aliado da opositora venezuelana Maria Corina Machado e do candidato Edmundo Gonzalez, declarou os resultados das eleições na Venezuela antes mesmo da divulgação oficial dos dados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Em suas redes sociais, Milei atacou o presidente Nicolás Maduro, que, segundo ele, não deveria prevalecer na contagem oficial dos votos.

    Nas redes sociais, Javier Milei ainda defendeu uma insurreição: "DITADOR MADURO, FORA!!! Os venezuelanos optaram por acabar com a ditadura comunista de Nicolás Maduro. Os dados anunciam uma vitória esmagadora da oposição e o mundo espera que esta reconheça a derrota após anos de socialismo, miséria, decadência e morte. A Argentina não vai reconhecer mais uma fraude e espera que desta vez as Forças Armadas defendam a democracia e a vontade popular. A liberdade avança na América Latina."

     Os venezuelanos aguardavam os resultados na noite de domingo, na eleição mais importante em um quarto de século de governo do partido socialista, com o presidente Nicolás Maduro confiante na vitória chavista, mesmo com a oposição atraindo apoio e alertando sobre possíveis irregularidades. 

    O procurador-geral, Tarek Saab, disse na noite deste domingo (28) que não antecipava qualquer violência e que, exceto por alguns incidentes isolados, a votação tinha sido pacífica.

    Desde as 6h da manhã (horário local) de domingo, os venezuelanos participaram da eleição presidencial, onde nove candidatos da oposição e o atual presidente Nicolás Maduro disputavam o cargo de líder do país. As seções eleitorais começaram a fechar às 18h. O CNE disse que as seções eleitorais com filas de eleitores no momento do fechamento oficial continuariam a operar até o último visitante.

    O primeiro boletim com os resultados preliminares da votação será publicado pelo CNE na madrugada de segunda-feira, após os resultados contados se tornarem "irreversíveis". Segundo as pesquisas pré-eleitorais, dos dez candidatos ao cargo de chefe de Estado, os únicos com chances reais de serem eleitos são Maduro, que busca a reeleição pela segunda vez, e o representante da coalizão Plataforma Unida Democrática (PUD), o ex-diplomata Edmundo Gonzalez Urrutia.

    O vencedor das eleições presidenciais na Venezuela tomará posse em 10 de janeiro de 2025, e seu mandato será de seis anos. (Com agências). 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados