TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Navios de guerra russos fazem visita de rotina a Cuba

    Atividade naval russa – embora rotineira no Atlântico – aumentou devido ao apoio dos EUA à Ucrânia

    Navios da Rússia em Havana 27/7/2024 REUTERS/Norlys Perez (Foto: Norlys Perez)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    HAVANA (Reuters) – Moradores de Havana assistiram à chegada de navios de guerra russos pela segunda vez em poucos meses, em uma visita que as Forças Armadas Revolucionárias Cubanas chamaram de rotineira.

    Autoridades cubanas dispararam tiros para o ar, sinalizando as boas-vindas, enquanto pescadores curiosos observavam o passeio marítimo de Havana e os navios avançavam pela baía. Moradores russos estavam entre os poucos que acordaram cedo para ver a chegada da frota.

    O navio de patrulha Neustrahimiy, o navio de treinamento Smolniy, e os navios de apoio - todos da Frota do Báltico -  estão programados para partir na terça-feira.

    Em junho, um submarino nuclear russo, uma fragata e navios de apoio exercitaram os músculos de Moscou no porto de Havana, a menos de 160 quilômetros da Flórida.

    “Os movimentos da Rússia no Atlântico não representam nenhuma ameaça direta ou preocupação para os Estados Unidos”, disse um porta-voz do Comando Norte dos Estados Unidos, acrescentando que o comando monitorou todas as abordagens à América do Norte.

    As tensões entre os Estados Unidos e a Rússia aumentaram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, e a atividade naval russa – embora rotineira no Atlântico – aumentou devido ao apoio dos EUA à Ucrânia, dizem autoridades norte-americanas.

    Simultaneamente, as relações entre a Rússia e Cuba, aliados da Guerra Fria, melhoraram significativamente à medida que o país governado pelos comunistas luta contra uma crise econômica que acusa ser devido principalmente às sanções dos EUA.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados