OEA diz que "não tolerará qualquer violação da ordem constitucional legítima na Bolívia"
Secretário-geral da organização, Luis Almagro, publicou comunicado forte por meio das redes sociais em meio à tentativa de um golpe militar no país andino
247 - Em resposta aos recentes acontecimentos na Bolívia, a Organização dos Estados Americanos (OEA) se manifestou de forma contundente contra qualquer tentativa de violação da ordem constitucional no país. O Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, publicou nesta quarta-feira um tweet em que condena as movimentações militares irregulares na Bolívia e reafirma o compromisso da organização com a democracia.
"A Secretaria-Geral da OEA condena de forma mais enérgica os acontecimentos na Bolívia. O Exército deve se submeter ao poder civil legitimamente eleito. Enviamos nossa solidariedade ao Presidente da Bolívia, Luis Arce Catacora, seu governo e todo o povo boliviano. A comunidade internacional, a OEA e a Secretaria-Geral não tolerarão qualquer quebrantamento da ordem constitucional legítima na Bolívia ou em qualquer outro lugar", escreveu Almagro.
A declaração vem em meio a denúncias desta quarta-feira (26) sobre uma tentativa de golpe militar. O ex-presidente Evo Morales relatou que as Forças Armadas bolivianas estavam se mobilizando na Plaza Murillo, no centro de La Paz, e que uma reunião de emergência com militares em uniformes de combate foi convocada no Estado-Maior do Exército em Miraflores.
O atual presidente, Luis Arce, também se pronunciou sobre o caso, denunciando movimentações irregulares de algumas unidades do Exército e reforçando a importância de respeitar a democracia.
A OEA, através de Almagro, enviou um claro recado de apoio ao governo democraticamente eleito de Arce e ao povo boliviano, sublinhando que a organização está vigilante e pronta para agir contra qualquer tentativa de desestabilização política.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: