TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Parlamento venezuelano convoca Maduro oficialmente a tomar posse

    Maduro assumirá na próxima sexta-feira (10) seu terceiro mandato presidencial até 2031

    O presideente Nicolás Maduro comemora com apoiadoras o primeiro aniversário da Grande Missão Feminina Venezuela (Foto: Correo del Orinoco )

    247 - A Assembleia Nacional da Venezuela (parlamento) convocou oficialmente o presidente reeleito Nicolás Maduro para a sua tomada de posse em 10 de janeiro de 2025, que dará início ao seu novo período constitucional de 2025 e 2031, conforme anunciou Jorge Rodríguez, presidente do órgão legislativo. A cerimónia de tomada de posse, que terá lugar no Palácio Legislativo Federal, sede da Assembleia Nacional, marcará o início do novo mandato presidencial de seis anos. Rodríguez garantiu que o evento simbolizará a continuidade institucional e a vontade popular expressa nas urnas, destaca reportagem da Telesur..

    Em sessão realizada no Palácio Legislativo Federal neste domingo (5), Rodríguez formalizou a convocação através de comunicado oficial que estabelece a cerimônia para as 12 horas do dia 10 de janeiro, cumprindo o disposto no artigo 231 da Constituição venezuelana. 

    O presidente da Assembleia Nacional enfatizou a legitimidade do processo eleitoral de 28 de julho de 2024 , destacando que os resultados foram validados tanto pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) como pelo Supremo Tribunal de Justiça (TSJ). “A CNE é o único órgão capaz e em posição de proclamar cargos eleitos pelo povo na Venezuela”, disse Rodríguez.

    No seu discurso, Rodríguez defendeu a soberania nacional e criticou aqueles que questionam a legitimidade do processo eleitoral . “As tentativas de minar os alicerces da paz na República não prosperarão”, declarou, rejeitando o que descreveu como “manipulações” destinadas a desestabilizar as instituições venezuelanas.

    O chefe legislativo destacou o apoio popular ao Presidente Maduro, salientando que “milhões de homens e mulheres venezuelanos” apoiam o atual governo. Também enfatizou o compromisso do país com a sua independência e soberania, descrevendo estes valores como parte do “DNA imortal da sociedade venezuelana”.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados