Partido de Milei propôs moção de repúdio a Pedro Sánchez e perdeu a votação no parlamento
Presidente argentino provocou uma crise diplomática sem precedentes com a Espanha
Da C5N – O bloco de deputados de La Libertad Avanza propôs um repúdio ao presidente da Espanha, Pedro Sánchez, por suas recentes declarações sobre Javier Milei. A iniciativa obteve 67 votos favoráveis, 133 contrários e 5 abstenções, resultando em sua rejeição.
A proposta foi apresentada pelo legislador santafesino Nicolás Mayoraz durante uma sessão que discutia o orçamento universitário, entre outros temas. Mayoraz propôs "expressar o mais enérgico repúdio e rejeição às declarações do presidente da Espanha, don Pedro Sánchez, e parte de seu gabinete contra o Presidente da Nação, doutor Javier Milei". Segundo Mayoraz, as declarações de Sánchez e seu gabinete tinham fins eleitoralistas e geraram uma tensão diplomática sem precedentes entre Argentina e Espanha.
A proposta de Mayoraz recebeu apoio apenas dos deputados do PRO, mas foi rejeitada pela maioria no recinto. Além disso, na mesma sessão, outra moção da oposição para repudiar as declarações do secretário de Culto, Francisco Sánchez, sobre as leis de casamento igualitário, aborto legal e divórcio vincular, também não prosperou, apesar de obter a maioria dos votos a favor. A moção, apresentada pela deputada de Unión por la Patria Cecilia Moreau, obteve 140 votos favoráveis, 71 contrários e uma abstenção, mas não alcançou a maioria especial necessária de três quartos dos deputados presentes.
O secretário de Culto, Francisco Sánchez, havia acompanhado Javier Milei em uma conferência do partido Vox na Espanha, onde rejeitou as leis mencionadas e criticou o governo de Alberto Fernández por promover a interrupção da gravidez. Sánchez também afirmou que "os conservadores continuam se agarrando ao pouco que lhes deixaram" e destacou a necessidade de recuperar os valores tradicionais.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: