TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Venezuela é do Brics, diz Maduro, após veto do Brasil

    Relações entre a Venezuela e o Brasil continuam tensas

    Presidente venezuelano, Nicolás Maduro 03/08/2024 (Foto: REUTERS/Maxwell Briceno)

    247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, insistiu nesta sexta-feira (15) que a Venezuela faz parte do Brics, apesar do veto brasileiro ao ingresso do país no bloco de nações emergentes. 

    "Nosso ministro, que é vice-presidente do governo para comunicação e cultura, [esteve] em São Paulo, no Brasil, ratificando que somos do Brics", disse o presidente venezuelano no programa Maduro Live de Repente. "[Foi] no meio de uma reunião de mídia do Sul Global [jargão em referência aos países emergentes], do Brics. Um gesto bonito". 

    As relações entre a Venezuela e o Brasil continuam tensas depois de o governo do presidente Lula ter apontado que Brasília não reconhece a reeleição de Maduro. Durante a cúpula do Brics em Kazan, Rússia, em outubro, o Brasil vetou a entrada da Venezuela no bloco. Após retornar do evento, Maduro desafiou a decisão e disse que ninguém iria vetar Caracas.

    O Brics é uma associação intergovernamental criada em 2006. A Rússia assumiu a presidência rotativa do bloco em 1º de janeiro de 2024. O ano começou com a adesão de novos membros à associação. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, agora fazem parte do grupo o Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, de acordo com o site da presidência russa do Brics 2024. A Arábia Saudita ainda não formalizou oficialmente sua participação, mas tem participado das reuniões do Brics. Pelo menos 13 nações receberam o status de países parceiros do Brics na cúpula de Kazan.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados