Venezuela faz ensaio geral para testar sistema eleitoral
O teste, com participação popular, foi considerado um sucesso
247 - O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela realizou neste domingo (30) uma simulação da votação para verificar todas as estruturas do sistema eleitoral que será utilizado nas eleições presidenciais de 28 de julho, com a participação de 10 candidatos, informa a Prfensa Latina.
Para o evento, foram instalados 1.174 centros de votação e 3.006 mesas em todo o país, informou à imprensa presidente do CNE, Elvis Amoroso.
O teste foi aberto à participação da população. Como parte do exercício eleitoral, Amoroso anunciou a presença no país de observadores internacionais, que "respeitam a Constituição, as leis e o povo, que é o mais importante", disse. O teste, com participação popular, foi considerado um sucesso.
Amoroso ratificou que em 28 de julho haverá eleições presidenciais e lamentou que governos de países da União Europeia, que conhecem o modelo eleitoral venezuelano, não poderão assistir devido à "atitude grosseira" de quem dirige esse bloco comunitário.
Para as eleições de 28 de julho, um total de 21.620.705 venezuelanos estão convocados às urnas para eleger seu presidente entre 10 candidatos, nove deles da oposição e o presidente Nicolás Maduro, candidato à reeleição
“A esperança está nas ruas!”, expressou o chefe de Estado através das redes sociais, destacando a mobilização realizada neste domingo, com ampla participação popular, na qual os venezuelanos se familiarizaram uma vez mais com o sistema de votação, destaca reportagem da Telesur.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: