Venezuela: Nova resolução na OEA abre mão de verificação externa e não menciona novas eleições
O documento deve ser discutido em sessão ainda nesta sexta-feira (16)
247 –A nova proposta de resolução na Organização dos Estados Americanos (OEA), liderada pelos Estados Unidos, sobre a crise política na Venezuela, reforça a exigência da publicação de atas eleitorais, mas abandona a ideia de uma verificação externa do processo e não fala em novas eleições. Conforme relatou a CNN, o documento deve ser discutido em sessão ainda nesta sexta-feira (16).
A supervisão internacional da votação foi o fator que levou o Brasil e outros países a votarem contra a primeira proposta, discutida em 31 de julho na OEA. De acordo com a CNN, a diplomacia brasileira considera que o novo texto, finalizado na manhã desta sexta-feira, está em consonância com a nota conjunta do Brasil, Colômbia e México, emitida em 8 de agosto.
A nova resolução demonstra preocupação com a integridade dos equipamentos e registros eleitorais impressos. Além disso, o documento solicita que as autoridades venezuelanas garantam a proteção das representações diplomáticas e das pessoas que pedem asilo nesses locais.
A primeira resolução da OEA sobre a situação na Venezuela foi rejeitada por não atingir a maioria de votos necessários para a aprovação.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: