TV 247 logo
    HOME > América Latina

    OEA articula lançar nova resolução sobre crise política na Venezuela

    Itamaraty, contudo, já teria descartado a possibilidade de assinar a carta, mantendo a posição de neutralidade com o objetivo de atuar como mediador

    Protesto em Caracas após a vitória de Nicolás Maduro (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247- A Organização dos Estados Americanos (OEA) está se articulando para lançar uma nova declaração sobre a crise política na Venezuela, buscando maior transparência na divulgação dos resultados eleitorais do país. Contudo, segundo a CNN Brasil, o Itamaraty já descartou a possibilidade de assinar a carta neste , mantendo a posição de neutralidade adotada até o momento. Segundo diplomatas, essa neutralidade permite que o Brasil continue atuando como mediador.

    O Brasil se absteve de assinar a primeira declaração da OEA, discordando da recontagem dos votos e da proposta de “uma verificação abrangente dos resultados na presença de organizações de observação independentes”. O Planalto aguarda uma nova conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os presidentes do México, López Obrador, e da Colômbia, Gustavo Petro. A intenção é que eles dialoguem tanto com o presidente Nicolás Maduro quanto com o opositor Edmundo González Urrutia.

    Em paralelo, o presidente Luiz Inácio Lula da Lula (PT) planeja uma nova conversa telefônica com os presidentes Gustavo Petro, da Colômbia, e López Obrador, do México. O objetivo é que os três líderes se atualizem sobre a situação na Venezuela e só depois entrem em contato com Maduro e Edmundo González. Essa nova reunião, porém, depende das agendas dos três chefes de Estado.

    Inicialmente, uma ligação entre o presidente da Venezuela e os presidentes do Brasil, da Colômbia e do México estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (7). Brasil, Colômbia e México ainda não reconheceram a reeleição de Maduro e cobram a divulgação das atas de votação, mas são vistos como os principais articuladores para encontrar uma solução negociada para a crise política venezuelana. A oposição afirma que o seu candidato, Edmundo González, foi eleito com mais de 70% dos votos, e acusa Maduro de esconder as atas eleitorais.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados