TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Venezuela rompe relações diplomáticas com Peru

    “Desconhecem a vontade do povo”, afirma diplomacia venezuelana

    Yván Gil, chanceler da Venezuela (Foto: Correo del Orinoco )

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Sputnik - As autoridades da Venezuela decidiram romper nesta terça-feira (30) as relações diplomáticas com o Peru, comunicou o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil.

    "O Governo da República Bolivariana da Venezuela decidiu romper relações diplomáticas com a República do Peru, com base no Artigo 45 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961", anunciou o chanceler em sua conta oficial na rede social X.

    O ministro acrescentou que as autoridades foram obrigadas a tomar a decisão "após as declarações temerárias do chanceler peruano que desconhecem a vontade do povo venezuelano" e a Constituição do país.

    Mais cedo, o ministro Javier González-Olaechea afirmou que Lima reconhece Edmundo González Urrutia, candidato da oposição, como o presidente eleito da Venezuela após denunciar uma fraude nas eleições realizadas no último domingo (28), quando Nicolás Maduro foi reeleito para um terceiro mandato.

    Além disso, o ministro também anunciou que o Governo do Peru trabalha com outros países da região para tomar medidas após as eleições na Venezuela e confirmou a saída do embaixador de Caracas.

    Nas eleições, Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% conquistados por González, segundo informou o Conselho Nacional Eleitoral. A oposição não reconheceu os resultados e anunciou González como "presidente eleito".

    Países como Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai se recusaram a reconhecer a reeleição de Maduro, o que já provocou o anúncio de Caracas da retirada imediata do corpo diplomático das localidades.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados