TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Vice-presidenta da Venezuela vai à China para aprofundar relações econômicas

    Governo venezuelano diz que é importante fortalecer o intercâmbio comercial e tecnológico para o benefício mútuo de ambas as nações

    Delcy Rodríguez

    247 - A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, iniciou uma visita de trabalho à China com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais e fortalecer as Zonas Económicas Especiais (ZEE) entre os dois países. Durante a sua chegada a Shenzhen, Rodríguez destacou a importância de fortalecer o intercâmbio comercial e tecnológico para o benefício mútuo de ambas as nações. A atual visita da vice-presidenta venezuelana, Delcy Rodríguez, à China fortalece os laços diplomáticos e económicos entre a Venezuela e a China, dois países que procuram ampliar a sua colaboração no contexto geopolítico multipolar, destaca reportagem da Telesur.

    A dirigente venezuelana manterá reuniões com autoridades locais, representantes empresariais e líderes tecnológicos em Shenzhen, cidade que tem servido de inspiração para o desenvolvimento de zonas econômicas especiais na Venezuela. Esta visita insere-se numa estratégia de cooperação permanente entre Caracas e Pequim.

    Recentemente, na última quinta-feira, os governos da Venezuela e da China assinaram um novo acordo para promover a cooperação nos setores energético e financeiro. Durante a sua reunião com o vice-presidente chinês, Han Zheng, Rodríguez ratificou o apoio da Venezuela contra os bloqueios económicos que o seu país enfrenta.

    Os antecedentes desta cooperação são significativos. Em novembro, o presidente Nicolás Maduro assinou a Lei de Promoção e Proteção de Investimentos entre a China e a Venezuela, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais. Anteriormente, em 2023, Maduro visitou a China que concluiu com a assinatura de 31 acordos de cooperação em vários sectores, incluindo energia, petróleo, gás, finanças, economia, comércio, indústria, mineração, agricultura, infra-estruturas, saúde, telecomunicações e turismo.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados