TV 247 logo
      Valter Pomar avatar

      Valter Pomar

      Historiador e integrante da Direção Nacional do PT

      278 artigos

      HOME > blog

      Equador: notas dissonantes

      Uma é firme, outra não diz nada com nada e a terceira é curiosa, tendo em vista a posição anterior sobre a Venezuela

      Lula, à esq. (presidente da República), e Mauro Vieira (chanceler brasileiro) (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

      Recomendo ler as três notas abaixo, todas assinadas por petistas. Uma nota é firme. Outra não diz nada com nada. E a terceira é no mínimo curiosa, tendo em vista a posição anterior sobre a Venezuela.

      A companheira Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo, divulgou a seguinte nota sobre a eleição do Equador:

      A Secretaria Executiva do Foro de São Paulo expressa seu total apoio à companheira Luisa González e aos partidos e movimentos que a apoiaram.

      Os indícios de fraude no processo eleitoral, especialmente durante a apuração, são muito fortes e consistentes.

      Não apenas isso, como também o desrespeito à Constituição por parte do presidente candidato, que deveria ter se licenciado de suas funções, passando pelo decreto de estado de exceção nas províncias em que Luisa González havia vencido no primeiro turno, a reatribuição de 18 locais de votação, e a violência simbólica da militarização ostensiva e evidente em todo o país durante todo o processo.

      Apoiamos a demanda pela abertura das urnas e a recontagem dos votos, bem como a investigação de todas as inconsistências apresentadas, garantindo o respeito à vontade do povo equatoriano e à soberania popular.

      Do mesmo modo, saudamos a querida Luisa González por sua liderança firme e seu compromisso inabalável com o povo.

      Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo

      São Paulo, 14 de abril de 2025.

      A executiva nacional do Partido dos Trabalhadores, por sua vez, soltou a seguinte nota:

      Saudamos o povo equatoriano pela importante participação no processo eleitoral realizado neste domingo (13), demonstrando resiliência em meio aos desafios enfrentados pelo país. No entanto, é essencial que todo processo eleitoral seja conduzido com máxima transparência e clareza, pilares indispensáveis de qualquer democracia legítima.

      Manifestamos preocupação diante de fortes indícios que levantam questionamentos sobre a condução das eleições. A transparência e a confiança no processo eleitoral são princípios que não podem ser negligenciados, pois a democracia só se fortalece com processos claros e imparciais, que reflitam fielmente a vontade do povo.

      Respeitamos o direito de qualquer candidato ou força política de apresentar suas observações e questionamentos sobre o processo eleitoral, dentro dos marcos legais e institucionais. Reiteramos que a soberania popular deve ser o guia maior em decisões que impactem o futuro do Equador.

      Neste momento desafiador, manifestamos nossa solidariedade ao povo equatoriano e renovamos nosso compromisso com a luta por justiça social e pela integração dos povos da América Latina. Reafirmamos nosso compromisso com a democracia como valor fundamental para garantir a soberania popular e construir sociedades mais justas e igualitárias.

      Executiva Nacional do PT, 14 de Abril de 2025.

      E o governo Lula soltou a seguinte nota:

      Saúdo o povo equatoriano e o presidente reeleito, Daniel Noboa, pelas eleições de domingo, 13 de abril. O Brasil seguirá trabalhando com o Equador em defesa do multilateralismo, pela integração sul-americana e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

      Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados