Camilo Irineu Quartarollo avatar

Camilo Irineu Quartarollo

Autor de nove livros, químico, professor de química, com formação parcial em teologia e filosofia.

67 artigos

HOME > blog

Eu fiz Unimep!

O presidente Luiz Inácio “teima”, com razão, em incrementar a inteligência brasileira e em construir universidades e as fez

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Muitos de Piracicaba e das cidades dos arredores dirão o mesmo: eu também fiz Unimep! A universidade foi um baluarte na resistência contra o atraso da ditadura militar nos seus Campi, com a arma da educação. À noite, ao passar pela Rodovia do Açúcar vemos no clarão da lua o enorme complexo do Campus Taquaral. Um vigia peripatético dá voltas segurando um farolete, mas tudo o mais foi apagado, de onde foi o espaço formador e de excelência da nossa região. Buscamos uma luz e foco!

Quem cursou na Unimep não fez apenas uma profissionalização, pôde fazer uma abertura crítica e experiências de mundos. Na ditadura, a Unimep enfrentou-a pela abertura e integração do ensino com a sociedade. Ecoa nos nossos passos solitários pelos corredores a contestação contra o que nos oprime. Quem não passeou pelo Campus ou sentiu essa sinergia das salas, dos encontros, das palestras nos teatros, dos ensaios, dos laboratórios naquele enorme espaço vivo. Recebemos no Campus formadores reconhecidos mundialmente como Esquivel, Paulo Freire e outros. 

 Por ora, ruindo pela depreciação, desgastes da intempérie, invasões ocasionais, sinistros, esse Campus em seus 360.000 metros quadrados tem 130 salas, 50 laboratórios, biblioteca, centros de estudos, 4 auditórios, capela, estúdios de rádio e TV, teatro com capacidade para 788 pessoas, complexo esportivo, biotério e a Galeria, com espaço de lazer e convívio, 25 lojas, opções de alimentação, livraria, farmácia, banco, loja de roupas, sapataria, informática e outros serviços, e mais um Teatro de Arena com capacidade para 200 pessoas. 

Como cuidar desse espaço, dessa estrutura enorme e layout próprio montado para o Ensino e Pesquisa, já pronto, e salvar o Campus da retroescavadeira ou implosões? 

Para tanto se propõe que o Governo Federal assuma o espaço pela EDUCAÇÃO. Por que não vincular à Universidade Federal de São Carlos, a UFSCAR?!

Em coro uníssono ao projeto federal do desenvolvimento pela educação, animados com as reiteradas falas do presidente Lula, os interessados levaram uma proposta ao ministro Camilo Santana, para que o presidente conheça.

 A questão orçamentária-financeira, evidente e atualíssima, pode ser resolvida pela decretação da DUP, um Decreto de Utilidade Pública, usual nessas circunstâncias de insolvência. Esse decreto produzirá o efeito de proteger a Universidade e resguardará o espaço para a sua função-fim, sem acarretar impacto no planejamento orçamentário do MEC. 

O presidente Luiz Inácio “teima”, com razão, em incrementar a inteligência brasileira e em construir universidades e as fez. Entretanto, o Campus Taquaral da Unimep, com toda a infraestrutura, já está lá! Aguardamos a visita e comitivas necessárias à verificação.

A União, diria, já é credora, uma vez que os tributos não pagos pela entidade perfazem uma dívida de 500 milhões e cresce.

Pela educação!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados