TV 247 logo
    Marcia Carmo avatar

    Marcia Carmo

    Jornalista e correspondente do Brasil 247 na Argentina. Mestra em Estudos Latino-Americanos (Unsam, de Buenos Aires), autora do livro ‘América do Sul’ (editora DBA).

    87 artigos

    HOME > blog

    Governo Lula sinaliza que relação com Argentina vai além de Milei e embaixador retorna quarta-feira ao posto

    Decisão do governo brasileiro de convocar o embaixador Julio Bitelli gerou forte apreensão entre políticos e empresários em Buenos Aires

    Javier Milei e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reuters)

    O embaixador do Brasil, Julio Bitelli, voltará ao posto em Buenos Aires na semana que vem. Ele tinha sido chamado para conversas em Brasília, poucos dias de o presidente argentino Javier Milei ter participado, ao lado do ex-presidente Bolsonaro, da Conferência Política da Ação Conservadora (CPAC), no Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

    Milei deixou clara sua opção ideológica ao compartilhar o encontro com Bolsonaro e ao não comparecer à reunião de Cúpula do Mercosul, em Assunção, no Paraguai. A decisão do governo brasileiro de convocar o embaixador gerou forte apreensão entre políticos e empresários em Buenos Aires. O Brasil é o principal sócio comercial da Argentina e quando um embaixador é chamado para conversas fica demonstrada a insatisfação do país.

    As primeiras versões sobre a convocação de Bitelli geraram temores de uma possível suspensão ou até rompimento da relação bilateral. Pelas regras diplomáticas, um embaixador convocado pelo país pode ser o primeiro passo para a sua retirada do posto. Historiadores chegaram a lembrar que esta era a pior crise vivida pelos dois países desde 1906 – tempos de desconfiança extrema que envolvia armamentos militares.

    Mas a situação hoje é diferente e também não é similar a que ocorreu em relação ao embaixador do Brasil em Israel, chamado de volta, como lembraram fontes diplomáticas. Bitelli foi à Brasília para discutir como a relação bilateral pode continuar fluindo, apesar da postura de Milei em relação ao presidente Lula.

    Os dois países têm uma série de acordos e que, de fato, continuaram sendo respeitados desde a posse do argentino na Casa Rosada, em dezembro passado. Basta lembrar o envio de gás para a Argentina quando o frio antecipado chegou ao nosso vizinho, em maio, e as reservas energéticas para aquecer as residenciais e manter as indústrias em funcionamento eram escassas.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados