TV 247 logo
    Paulo Moreira Leite avatar

    Paulo Moreira Leite

    Colunista e comentarista na TV 247

    1228 artigos

    HOME > blog

    Jornalismo de Chico Otávio faz justiça a Marielle Franco

    "Chico Otávio oferece indícios contra figurões daquela zona na qual o crime se encontra com o primeiro escalão policial do Rio", diz Paulo Moreira Leite

    Marielle Franco (Foto: Mídia NINJA)

    Crime associado diretamente ao calendário da campanha de 2018, de onde saiu o primeiro governo abertamente fascista da República, existem sólidas razões para se acreditar que as responsabilidades pelo assassinato da vereadora Marielle Franco estejam bem estabelecidas.

    Em caso de dúvida, recomenda-se a leitura de "Arqueologia de um crime -- Os bastidores do caso Marielle", reportagem de seis páginas publicada pela edição 211 da Piauí (abril de 2023), onde o repórter Chico Otávio oferece indícios definitivos contra figurões conhecidos daquela zona cinzenta na qual o crime organizado se encontra com integrantes do primeiro escalão da máquina policial do Rio de Janeiro. Numa louvável demonstração de perícia profissional, com apoio em fatos consistentes e explicados pelo texto, a reportagem aponta o envolvimento de um ex-chefe de polícia (Rivaldo Barbosa), um conselheiro do Tribunal de Contas (Domingos Brazão) e seu irmão, João Francisco Brazão, nada menos que deputado federal do União Brasil, braço musculoso do bolsonarismo.

    Com um texto refinado sem ser pedante, mas informado e cuidadoso, 62 anos de idade e sete Prêmios Esso na bagagem, Chico Otávio não desperdiça munição nem se perde em elocubrações inúteis.

    "Arqueologia de um crime" apoia-se em fatos relevantes e aguda sensibilidade de observação, numa postura que incluiu a reprodução literal de diálogos indignados, como ocorre numa conversa dura entre Monica Benício, viúva Marielle, e uma autoridade policial apanhado num flagrante de machismo. Demonstrando a cautela profissional de quem evita afirmações que não pode sustentar, Chico Otávio constrói uma reportagem que combina duas virtudes -- contundente pelos fatos que revela, serena em sua narrativa.

    O resultado é um texto que vale como registro obrigatório de um crime que deixou o país em estado de choque -- e não pode ficar impune, como tantas vezes acontece.

    Alguma dúvida?

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados