O novo ajuste fiscal: o barato saiu caro
"As aprovações custaram 10 bilhões, pelo menos em emendas, o que demonstra a força da extrema-direita e como manipula o governo, nessa luta desigual", diz Rocha
A armadilha que o governo caiu para acalmar o "mercado", infelizmente necessário (ou não?), custou uma queima de 25 bilhões de dólares das reservas e o câmbio continuou alto, em um mês de 5.80 para 6.06, bateu 6.31, nos piores momentos de maior estresse.
Uma demonstração clara de quem tem o PODER real, pois o custo de uma economia de 70 bilhões de reais, de redução de gastos (com mais pobres), apenas o câmbio deu um lucro de 150 bilhões aos especuladores.
A tragédia de um país que não se acerta, sem um projeto de soberania, de seu papel no mercado mundial, dirigido por, ou em nome, de uma burguesia rentista, que usa de sua Mídia e dos seus milicos para chantagens aos governos de plantão.
Goste-se ou não, o único elemento real de resistência, com suas mazelas e extremamente contraditório, é o PT, que tem em Lula sua força maior, no meio dessa situação desigual, conseguiu alguns nacos da carne para os mais vulneráveis, apostando (corretamente) na melhor a da economia como uma possibilidade de melhorar o cenário político, cuja Hegemonia local e mundial é da extrema-direita.
Um novo arco de alianças, mais conservador foi formado, com 2 anos de muitas conquistas, encontrou seu impasse nesse novo ajuste, imposto pela burguesia entreguista e saudosa de Paulo Guedes.
As aprovações custaram 10 bilhões, pelo menos em emendas, o que demonstra a força da extrema-direita e como manipula o governo, nessa luta desigual.
É duro constatar que essa vitória/derrota nos empurra para um cenário extremamente complexo para 2025 e 26, um desafio que Lula-Alckmin e Haddad terão que enfrentar, o novo Presidente do Banco Central foi emparedado antes de assumir, que o engenho e a arte o iluminem, não será fácil.
Um fim de ano tenso, saúde ao Presidente Lula, mais do que nunca.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: