TV 247 logo
    Jacqueline Muniz avatar

    Jacqueline Muniz

    Antropóloga e cientista política. Professora do bacharelado de Segurança Pública da UFF. Gestora de Segurança Pública

    9 artigos

    HOME > blog

    Operação policial: por que?

    "O mais do mesmo intencionalmente incapaz do “enxuga gelo” com performance instamagravel para produzir miçanga política"

    Ação policial (Foto: Reprodução / Twitter PMERJ)

    De novo e mais uma vez agora na ROCINHA. O mais do mesmo intencionalmente incapaz do “enxuga gelo” com performance instamagravel para produzir miçanga política para desgovernante da seguranca do Rio da vez.  Na democracia, quando uma polícia perde a credibilidade e confiança públicas, ela perde a capacidade real de policiar porque é destituída de seu mandato pela população diante de uma imagem de envolvida em “esquemas” políticos de corrupção e de consorcio com o crime.  

    Neste cenário, a doutrina das operações policiais especiais é abandonada,e as operações rebaixadas e vulgarizadas, deixam de ser a arte da repressão qualificada com foco e baixa zero, e se tornam a presença indesejada de uma tropa vista como invasora e estrangeira em seu próprio território de atuação. A escalada de força em violências policiais vira a decorrência de uma policia que ninguém mais respeita, acredita e obedece. A descrença começa pelo governante bravateiro que usa o policial e sua fe na missão como mercadoria. 

     O rio tem jeito e a policia também. E pode começar amanhã as mudanças de mentalidade e  administrativas-procedimentais. Não  precisa tentar nos enganar dizendo que só “mudando a constituição”  como dizem os hipocritas e oportunidades que negociam nossos votos ou contratos de consultoria duvidosos. governantes  e profetas da segurança passam.  

    A sociedade e a policia permanecem! Vamos tirar o véu do cinismo Rio de Janeiro, e deixarmos de sermos reféns da política pública  do aparelhamento do nosso medo legitimo!  Medo do crime e da violência, medo da bala achada, medo do esculacho policial, medo da matança não se adiam!

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados