TV 247 logo
    Elvino Bohn Gass avatar

    Elvino Bohn Gass

    Deputado federal (PT-RS) e líder da Bancada do PT na Câmara

    57 artigos

    HOME > blog

    "Taxad" é uma mentira dos ricos

    "Quem mais cobrou impostos no Brasil foi o governo fascista do inelegível", escreve Bohn Gass

    Fernando Haddad (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Em 2022, último ano da dupla Paulo Guedes/Bolsonaro, a carga tributária do Brasil chegou a 33,07% do PIB; a maior desde 2012. Em um ano de Lula, com Fernando Haddad na Fazenda, essa carga foi reduzida para 32,44%. Neste período, Haddad fez o PIB e o emprego crescerem e a inflação diminuir.

    Além disso, Haddad comandou a Reforma Tributária que o Brasil esperava há quatro décadas. A reforma reduz a carga tributária para 90% do povo brasileiro; imposto da cesta básica foi zerado e os mais pobres terão isenção de água, luz, gás e, ainda, cashback.

    Ou seja, não tem essa de “taxad”, coisa nenhuma! Quem mais cobrou impostos no Brasil foi o governo fascista do inelegível. 

    Mas, então, porque inventaram esse apelido injusto (“taxad”) para o mininstro da Fazenda?

    É simples: com o compromisso de equilibrar as contas públicas, Haddad precisou identificar de onde poderiam vir novas receitas e em quais setores se poderia reduzir a despesa. Nesta busca, descobriu cerca de R$ 546 bilhões em benefícios fiscais, ou seja, isenção de impostos. E ao verificar quem mais estava se beneficiando disso, localizou, por exemplo, o agronegócio e o setor de combustíveis, ou seja, os mais ricos. 

    Assim, toda a vez que cobram de Haddad o equilíbrio das contas, ele repete que é preciso corrigir algumas distorções fiscais que constituem verdadeiros privilégios no Brasil. Pronto. Isso bastou para que ele virasse alvo dos ricaços brasileiros. Daí nasceu o apelido cretino que, como tudo o que a direita repte e se encarrega de espalhar, é mentiroso.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados