TV 247 logo
    Wendrell Elias dos Santos Gomes avatar

    Wendrell Elias dos Santos Gomes

    Especialista em Neuropsicopedagogia. Licenciado em Letras (Português e Espanhol), Pedagogia e Artes Visuais. Professor de Língua Portuguesa e outros componentes curriculares, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

    19 artigos

    HOME > blog

    VUNESP E Tarcísio: em um processo seletivo lucrativo

    "A pergunta que fica é: Por que fazer um processo seletivo rejeitado pela maioria dos professores paulistas?"

    Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Na data de 05/06/2024, pelo site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), foi publicado o Edital de Abertura de Inscrições para o Processo Seletivo Simplificado.

    Esse edital é um processo seletivo, que trata sobre a contratação de professores temporários, para atuarem pela Rede de Ensino Pública Paulista, no ano de 2025.

    Em vez de usar o concurso público para efetivação do professorado, iniciado em 2023, para o preenchimento da maioria das vagas existentes de professores efetivos do estado de São Paulo, Tarcísio decide pagar por esse outro processo.

    Até o ano 2023, grande parte dos processos seletivos para contratação temporária de professores, no estado de SP, eram feitos pela própria Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Assim, não havia tantos custos para os cofres públicos.

    No entanto, assim como fez no Paraná, “parece” que Feder orientou bem o seu amigo Tarcísio a como contratar serviços privados, sem licitação; como é o caso, desta vez, de quase 12 milhões à Vunesp.

    Além do dinheiro enviado essa banca, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 35,00, a fim de somar mais um absurdo.

    Para piorar, diferente de quando os títulos acadêmicos de aperfeiçoamento e especialização eram relevantes, neste momento, somente Mestrado e Doutorado são considerados para pontuação. Entretanto, até está desconsiderado o tempo de docência, vergonhosamente.

    Por essa ação estúpida, pode-se considerar que, realmente, Tarcísio e Feder, ao articularem com a Vunesp, não tiveram noção de que escrever dissertação ou tese, pela pesquisa, não significa que o candidato tenha mais capacidade para ensinar, em relação a outros especialistas. Por isso, o ideal é que todas as pós-graduações sejam valorizadas para pontuação.

    A pergunta que fica é:

    Por que fazer um processo seletivo rejeitado pela maioria dos professores paulistas?

    A falta de representatividade democrática é evidente!

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: