Biodiversidade amazônica na saúde pet vira tendência
Soluções naturais e sustentáveis ganham espaço nos cuidados animais
247 - A biodiversidade da Floresta Amazônica, com sua riqueza de plantas medicinais, tem sido cada vez mais estudada para a criação de produtos voltados para a saúde dos animais de estimação. Empresas como a Furest Pet, marca de suplementação e alimentação natural para cães, têm investido em pesquisas e no desenvolvimento de soluções que utilizam ingredientes naturais, oferecendo uma abordagem proativa que beneficia tanto os animais quanto o planeta.
Segundo Gilberto Novaes, fundador e CEO da Furest Pet, o aumento da demanda por produtos naturais entre os tutores de pets tem impulsionado a busca por soluções sustentáveis. “Projetamos um futuro onde cada elemento dos cuidados pet seja interligado com a conservação ambiental. A riqueza da Amazônia oferece não apenas recursos, mas um legado de vitalidade que estamos comprometidos em proteger e valorizar”, explica.
Inovação e preservação ambiental no setor pet - Os novos produtos têm se destacado pelo uso de ingredientes amazônicos naturais de alto valor nutricional. A marca utiliza compostos bioativos presentes em plantas que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunoestimulantes. Esses ingredientes, anteriormente conhecidos por seus benefícios à saúde humana, agora também estão sendo aplicados na prevenção e tratamento de doenças em animais.
Como o uso de muitos desses itens ainda é recente no bem-estar animal, as possibilidades são muitas - e o potencial ainda não descoberto, inestimável. “Estamos apenas começando a descobrir o que a biodiversidade amazônica pode oferecer para a saúde animal. Os tutores querem produtos que sejam saudáveis para seus pets e, ao mesmo tempo, contribuam para a preservação do meio ambiente”, completa Novaes.
Impacto ambiental - Além de seu foco na saúde animal, a Furest Pet busca garantir que suas práticas de produção sejam sustentáveis. A empresa criou iniciativas de reflorestamento na Amazônia, como seu projeto global Paws for the Forest, que envolve pessoas de 42 países na missão de plantar árvores e restaurar áreas degradadas da floresta.
Gilberto Novaes conta que, desde sua criação, o movimento já plantou mais de 175 mil sementes, resultando em mais de 50 mil árvores.
Responsabilidade social - Outro aspecto importante é o compromisso com as comunidades locais da Amazônia. Uma das formas de assumir essa responsabilidade é através de ações compensatórias, como projetos de reflorestamento e geração de renda para as populações que vivem na floresta. Cada produto vendido pela Furest Pet também reverte em uma árvore plantada, fortalecendo ainda mais seu engajamento com práticas que respeitam o meio ambiente.
A comercialização sustentável de sementes e a coleta autossustentável como complemento alimentar familiar também integram essas iniciativas. Além disso, suas embalagens utilizam o “plástico verde” proveniente da cana de açúcar e a reciclagem é trabalhada em parceria com o programa Eu Reciclo.
O desafio, segundo o empresário, é garantir que a preservação da biodiversidade caminhe junto com a inovação no cuidado animal, promovendo benefícios tanto para os pets quanto para o planeta. “Estamos vivenciando uma transformação que vai mudar a forma como lidamos com a saúde dos pets. É preciso que os produtores, consumidores e instituições façam a sua parte, pelo bem dos animais e do planeta”, finaliza.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: