TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Brasil inaugura projeto pioneiro para produção de combustível sustentável para aviação

    Ministro Silvio Costa Filho participa do lançamento da primeira planta de produção de petróleo sintético na Usina Hidrelétrica de Itaipu

    Avião decola no aeroporto de Congonhas (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ministro de Portos e Aeroporto, Silvio Costa Filho (Republicanos), participa nesta segunda-feira (17) do primeiro projeto voltado para produção de combustível sustentável para aviação. O lançamento da planta piloto será realizado às 15h no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O programa tem por objetivo promover a descarbonização do setor aéreo por meio de combustível limpo e renovável.

    Ao todo, o projeto contará com investimento de 1,8 milhão de euros do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), a Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, instalada nas dependências da Itaipu Binacional vai produzir 6kg/dia de bio-syncrude – uma mistura de hidrocarbonetos sintetizada a partir de biogás e hidrogênio verde, que será destinada à produção de SAF.

    Os investimentos nessas tecnologias estão relacionados diretamente aos esforços do governo Lula (PT) frente à transição energética. Isso porque o investimento em novas fontes de energia sustentáveis é fundamental para mitigar os efeitos das mudanças climáticas que atingem todo o planeta.

    Às 14h, Costa Filho fará uma visita técnica no aeroporto de Foz do Iguaçu. Farão parte do acompanhamento das obras o Secretário Nacional de Aviação, Tomé Franca, e o presidente da Infraero, Rogério Barzellay. No sítio aeroportuário estão sendo realizadas adequações das áreas de segurança da pista, reforma e ampliação do terminal de passageiros, construção de terminais de cargas, entre outras.

    Ao todo, a CCR, concessionária do aeroporto, está investindo R$ 270 milhões em melhorias para os passageiros. Além de mais conforto e comodidade aos turistas, as intervenções contribuem significativamente para a economia local, gerando cerca de 250 empregos diretos durante a fase de construção.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados