Internet no coração da Amazônia: infovia sob o rio Solimões leva conectividade a 370 mil pessoas
Projeto inédito conecta escolas, hospitais e comunidades indígenas, promovendo inclusão digital e desenvolvimento sustentável na região
247 - Nesta terça-feira (21), o governo Lula (PT) deu início às obras da Infovia 02, projeto que integra o programa Norte Conectado e que tem como objetivo levar internet de alta velocidade a comunidades da Amazônia profunda. Segundo informações divulgadas pelo Ministério das Comunicações, a iniciativa, com investimento de R$ 268 milhões, instalará 1.100 km de cabos subfluviais sob o rio Solimões, impactando diretamente a vida de 370 mil pessoas em 13 municípios do estado do Amazonas.
A embarcação responsável pela implantação, composta por uma plataforma acoplada a rebocadores, partiu de Tefé e segue até Benjamin Constant, com previsão de conclusão em 18 de fevereiro. Além disso, cada uma das cidades contempladas terá uma praça pública equipada com wi-fi gratuito, ampliando o acesso digital a milhares de cidadãos.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), destacou a importância do projeto para a inclusão digital e o desenvolvimento da região. “Essa obra é essencial para levar internet a pessoas que vivem em locais de difícil acesso e com pouca cobertura de operadoras. Vamos levar conectividade, para que possam ser inseridas no mundo digital e usar mais serviços públicos com qualidade, como internet em sala de aula. O aumento da infraestrutura de telecomunicações acarreta também benefícios diretos nas áreas de educação e pesquisa, saúde, justiça e segurança pública”. O projeto atenderá 85 escolas públicas, 13 hospitais, oito centros de pesquisa e cerca de 12 mil indígenas em 30 aldeias.
Além disso, a infraestrutura conectará tribunais, bases das Forças Armadas e batalhões policiais, permitindo maior integração entre os serviços públicos e as comunidades locais.
Sustentabilidade e tecnologia avançada - A tecnologia utilizada é composta por cabos com 24 pares de fibra óptica, capazes de transmitir até 20 terabytes por segundo, o suficiente para viabilizar transmissões simultâneas em altíssima qualidade. Desenvolvidos para durar 25 anos submersos, os cabos são uma alternativa sustentável ao evitar o desmatamento necessário para métodos convencionais de cabeamento.
A operação, que funciona de forma ininterrupta, conta com uma ampla estrutura embarcada, incluindo alojamentos, ambulatório, academia e segurança feita pelo Exército. Profissionais de diversas áreas, como engenheiros e arqueólogos, estão mobilizados para garantir a integridade da instalação e a preservação ambiental.
Integração internacional e expansão da rede - A Infovia 02 faz parte de um acordo internacional com a Colômbia, que permitirá estender a rede até a cidade colombiana de Leticia. Além disso, a iniciativa é a quinta de um total de 28 infovias planejadas pelo governo, que investirão R$ 1,9 bilhão em infraestrutura para conectar regiões remotas de seis estados da Amazônia Legal.
O programa Norte Conectado prevê um total de 12 mil km de cabos submersos em rios, beneficiando 10 milhões de pessoas. Outras infovias já entregues incluem trechos que conectam cidades do Amapá, Pará, Amazonas e Roraima, ampliando a inclusão digital em áreas de difícil acesso.
Com as “estradas digitais” viabilizadas pelo Novo PAC, o governo busca reduzir desigualdades regionais e transformar a conectividade em um pilar estratégico para a educação, saúde e segurança pública na Amazônia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: