TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Tríplice lavagem: prática essencial para a sustentabilidade no campo

      Logística reversa no agronegócio: procedimento realizado por produtores rurais contribui para a reciclagem de embalagens vazias de defensivos agrícolas

      (Foto: Gerada por IA/DALL-E)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas é uma responsabilidade compartilhada entre produtores rurais, indústria e distribuidores. Para garantir a eficiência desse processo e maximizar seus benefícios, a tríplice lavagem se destaca como uma etapa fundamental antes da devolução das embalagens ao Sistema Campo Limpo. 

      A tríplice lavagem consiste em um procedimento simples e eficaz que reduz significativamente resíduos químicos nas embalagens, facilitando sua reciclagem ou descarte seguro. Além dos benefícios ambientais, a adoção dessa prática gera segurança no manuseio dos materiais. Quando realizada corretamente, essa técnica também contribui para a conformidade legal dos produtores rurais, garantindo o cumprimento das normas vigentes. 

      Benefícios da tríplice lavagem 

      • Aprimoramento da sustentabilidade agrícola: embalagens vazias corretamente lavadas podem ser recicladas e transformadas em novos produtos, promovendo a logística reversa e reduzindo a necessidade de matéria-prima virgem. 
      • Maior eficiência na logística reversa: embalagens vazias devidamente lavadas são aceitas nos postos e centrais de recebimento sem necessidade de processos adicionais, otimizando o funcionamento do Sistema Campo Limpo. 
      • Segurança no campo: a remoção de resíduos químicos facilita o manuseio seguro das embalagens vazias, proporcionando um ambiente de trabalho mais protegido para os produtores rurais. 

      Como o agricultor deve realizar a tríplice lavagem? - Para garantir a destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas, o agricultor deve seguir o processo de tríplice lavagem. O procedimento é simples e essencial para evitar contaminações: 

      1. Esvazie totalmente a embalagem no tanque do pulverizador. 
      2. Adicione água limpa até ¼ do volume da embalagem, tampe e agite por 30 segundos.
      3. Despeje a água de lavagem no tanque do pulverizador. 
      4. Repita o processo mais duas vezes para remover qualquer resíduo. 
      5. Perfure o fundo da embalagem para evitar a reutilização e encaminhe-a a um posto ou central de recebimento do Sistema Campo Limpo. 

      Essa prática é fundamental para a segurança no campo e para a preservação do meio ambiente. 

      Além da tríplice lavagem, a devolução ambientalmente correta das embalagens vazias é essencial para manter o ciclo sustentável do agronegócio. O Brasil é referência mundial na logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas, e a participação ativa dos produtores rurais tem sido fundamental para o sucesso do Sistema Campo Limpo. Em 2023, 100% das embalagens primárias colocadas no mercado foram corretamente destinadas, demonstrando o comprometimento do setor com a sustentabilidade. 

      O Sistema Campo Limpo reforça a importância da adesão às boas práticas agrícolas e incentiva todos os produtores a realizarem a tríplice lavagem corretamente. Dessa forma, é possível garantir um setor agrícola mais sustentável, seguro e eficiente para as futuras gerações. 

      Sistema Campo Limpo e inpEV - Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2024, foram 68,5 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017. 

      O Sistema está presente em todo o Brasil e conta com 411 unidades de recebimento, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias. Há ainda a possibilidade dessa entrega ser feita nos Recebimentos Itinerantes, que ocorrem em regiões distantes das unidades de recebimento e visam atingir os pequenos produtores. 

      Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV – representante da indústria fabricante de defensivos no Sistema – é o responsável pela destinação ambientalmente correta das embalagens vazias e sobras pós-consumo no Brasil, processo estabelecido pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 195 fabricantes e entidades representativas da indústria, canais de distribuição e agricultores. 

      Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn e TikTok

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados