USP e Ambipar fecham parceria para pesquisas em inovação, clima e sustentabilidade
“Unimos nossas expertises em prol da inovação”, destaca a coordenadora do USPproClima, Patrícia Iglecias; universidade também será carbono neutro
247 – A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a multinacional brasileira Ambipar, líder em soluções ambientais, inaugura nesta quinta-feira (12) o Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade (USPproClima). A iniciativa marca um importante avanço na agenda ambiental, com a Ambipar destinando um investimento de R$ 5 milhões ao longo dos próximos cinco anos. A parceria também prevê a descarbonização total da universidade, que se tornará carbono neutro até o final de 2025.
De acordo com a coordenadora do USPproClima, Patrícia Iglecias, o projeto é um marco na integração entre academia e setor privado. “A Ambipar é uma empresa visionária, pioneira em soluções ambientais, e a USP é uma universidade de grande destaque, a única no âmbito nacional entre as 100 melhores do mundo. Unimos nossas expertises em prol da inovação sustentável para pesquisas que podem impulsionar o cenário climático mundial”, afirmou Iglecias.
O USPproClima atuará em cinco frentes principais de pesquisa:
- Gerenciamento de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza
- Prevenção de Desastres Ambientais
- ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa)
- Economia Circular
- Gestão de Resíduos Sólidos e Geração de Energia Renovável
Tecnologia e inovação em prol da sustentabilidade
O centro utilizará tecnologias inovadoras, como energia fotovoltaica e biodigestores, capazes de transformar resíduos orgânicos em energia limpa. Este sistema já possui licença de operação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e está em implementação em várias cidades brasileiras.
O projeto conta ainda com a supervisão de um conselho técnico formado por renomados especialistas, incluindo a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que atualmente preside o Comitê Global de Sustentabilidade da Ambipar. “A parceria entre a Ambipar e os centros de pesquisa de instituições de ensino é importante para conectar as demandas do mercado ambiental, ou seja, o universo prático aos pesquisadores e vice-versa. O objetivo é criar ecossistemas sinérgicos e ágeis que promovam o desenvolvimento econômico, a competitividade tecnológica e a sustentabilidade”, comentou Gabriel Estevam, diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.
USP carbono neutro
A meta de tornar a USP uma universidade carbono neutro até 2025 destaca a liderança da instituição em ações climáticas. O conceito de carbono neutro refere-se ao equilíbrio entre as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e sua compensação por meio de práticas que removam o gás da atmosfera. Esse processo pode incluir iniciativas como reflorestamento, captura e armazenamento de carbono e uso de fontes de energia renovável. Ao aliar ciência, tecnologia e responsabilidade ambiental, a parceria entre a USP e a Ambipar reforça o compromisso brasileiro com a sustentabilidade e coloca a universidade na vanguarda global da luta contra as mudanças climáticas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: