Alexandre Silveira destaca potencial para ampliação de parcerias com o Vietnã na área de biocombustíveis
Ministro destaca potencial brasileiro como principal fornecedor de insumos para o país asiático
247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Brasil tem condições de se tornar o maior fornecedor de insumos para o Vietnã ampliar sua produção de biocombustíveis. A declaração foi feita neste sábado (29), durante o Fórum Econômico Brasil-Vietnã, realizado em Hanói. A participação do ministro integrou a agenda da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Ásia. As informações são do Ministério de Minas e Energia.
Durante o evento, Silveira ressaltou a relevância da cooperação entre os dois países na área energética, com foco na transição para fontes renováveis e na segurança alimentar. Ele destacou o papel estratégico do Brasil na produção de biocombustíveis e a oportunidade de expandir essa parceria com o Vietnã, que também possui uma economia impulsionada pela produção de cana-de-açúcar.
“Tal como no Brasil, a produção de cana-de-açúcar é relevante para a economia do Vietnã. Isso faz com que nossos países estejam muito bem posicionados para avançar na pauta dos biocombustíveis. Já temos uma robusta parceria comercial, com destaque para os grãos secos de destilaria, utilizados na produção do etanol, mas podemos mais. O Brasil pode ser o maior fornecedor do Vietnã de insumos para biocombustíveis”, afirmou o ministro.
Silveira também ressaltou o avanço brasileiro com a Lei do Combustível do Futuro, uma iniciativa do governo Lula que modernizou o marco regulatório dos biocombustíveis e instituiu mandatos para o uso de etanol, diesel verde e o Combustível Sustentável de Aviação (SAF). Segundo o ministro, a expertise brasileira pode contribuir significativamente para o avanço da produção sustentável de combustíveis no Vietnã.
“Temos condições de ampliar nossas parcerias em outras frentes, como o Combustível Sustentável de Aviação (SAF), biocombustíveis marítimos e em minerais estratégicos. Estamos de portas abertas para compartilhar com vocês nossa experiência, estreitar parcerias comerciais e caminhar juntos na descarbonização da matriz energética do planeta, fortalecendo a nova economia, a verde”, declarou.
Além das oportunidades comerciais, o ministro aproveitou a ocasião para convidar os representantes vietnamitas a participarem do Summit de Planejamento Global para a Transição Energética, que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro, e da COP 30, marcada para novembro em Belém, no Pará. O convite reforça o compromisso do Brasil em consolidar-se como uma liderança global na transição energética e no desenvolvimento sustentável.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: