Após a prisão de Braga Netto, a expectativa nas Forças Armadas é de que novos alvos no Alto Comando sejam atingidos
Há uma expectativa de que figuras como o ex-ministro- Augusto Heleno, e o próprio Luiz Eduardo Ramos possam ser os próximos alvos
247 - A prisão do ex-ministro e general da reserva Walter Braga Netto, ocorrida neste sábado (14), não causou surpresa entre oficiais do Exército. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a prisão do vice na chapa presidencial de Jair Bolsonaro em 2022 já era considerada provável e vinha sendo mencionada em conversas reservadas desde que ele foi alvo de operação da Polícia Federal.
Após a prisão do general Mário Fernandes, que atuou como secretário-executivo do ex-ministro Luiz Eduardo Ramos, militares acreditam que as ações da Polícia Federal devem se intensificar. Há uma expectativa de que figuras como o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o próprio Luiz Eduardo Ramos possam ser os próximos alvos.
Além disso, relatos indicam que Braga Netto, ao prestar depoimento nos próximos dias, pode revelar informações que impliquem ainda mais membros do alto escalão militar, incluindo nomes já indiciados, como o próprio Heleno.
Apesar da gravidade das acusações, o episódio tem gerado desconforto no Exército, que vê sua imagem abalada pela proximidade de oficiais envolvidos com Jair Bolsonaro. Um general avaliou que, embora fique claro que o comando institucional do Exército não aderiu à ideia golpista, a associação recorrente entre a Força e esses eventos prejudica sua reputação.
No Alto Comando, há um consenso de que a delação de Mauro Cid fortaleceu as investigações e traçou um caminho sólido para os avanços da Polícia Federal. Ainda assim, oficiais admitem estar perplexos com o crescente número de militares de alta patente implicados nos relatórios da PF, o que inclui os chamados "generais de confiança" do governo Bolsonaro.
As próximas etapas das investigações prometem lançar luz sobre a extensão do envolvimento dos militares na tentativa de golpe, aprofundando uma crise de imagem que já preocupa a instituição.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: